Cidades da região pretendem realizar ações e mobilização contra o cigarro e o fumo nesta quinta-feira, 29, data em que se realiza o Dia Nacional de Combate ao Fumo no Brasil. Em Mangaratiba, na Costa Verde, a ação será semelhante à que foi realizada em outra data, o Dia Mundial Sem Tabaco, em maio. Também haverá evento para marcar a data em Volta Redonda, no Sul Fluminense.
Mangaratiba terá evento na praça Robert Simões, no Centro da cidade, das 9h às 16h. Os profissionais envolvidos pretendem sensibilizar e orientar aos fumantes que queiram procurar tratamento para deixar o fumo. O programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) apoia a ação.
— Ampliamos consideravelmente o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Nos nove meses da atual gestão, quadruplicou-se a oferta de tratamento, atingindo a 100% das unidades dos ESF’s — explicou o responsável pelo programa, Hélcio Torres.
As ações para informar e mobilizar a população acontecem tanto nas campanhas específicas como de forma contínua. Além das datas nacionais, são essenciais as ações regulares que comunicam de forma mais eficaz as informações, os problemas e o apoio para a adoção de novas atitudes e comportamentos favoráveis a uma vida saudável.
Escolas — Em Volta Redonda, a ação da prefeitura mira as escolas, unidades de saúde, a comunidade e os servidores públicos para também alertar sobre a importância da prevenção ao uso de cigarro, além de levar alternativas de tratamento para quem quer parar de fumar. Os eventos são organizados pela Coordenadoria Municipal de Prevenção as Drogas. Nesta quinta-feira, 29, haverá mobilização na escola municipal Miguel Couto Filho, no Jardim Normandia. O evento será das 15h30 e às 17h.
A programação também inclui contação de história sobre prevenção, às 8h30, na escola municipal Damião Medeiros e às 13h30 na escola Miguel Couto. Já às 14h será realizada capacitação em prevenção na Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Siderópolis. As atividades de prevenção ao uso de cigarro começam nesta terça-feira, 27, às 19h, com uma palestra do coordenador municipal de Prevenção às Drogas, Ricardo Cunha, no Colégio Delce Horta, no Aterrado, em Volta Redonda.
Fotos: Reproduções / MS
GOSTOU DESTE TEXTO?
Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.