Reuniões acontecerão em tenda montada ao lado da igreja Matriz | Foto: Ângelo Godoy/PMP

Com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, além de representantes da sociedade civil, a cidade de Paraty deu início na noite desta terça-feira, 1º, à décima edição do Encontro Brasileiro de Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da Unesco, evento que é organizado pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) em parceria com a prefeitura.

Durante o evento, o prefeito anfitrião, Luciano Vidal (MDB), deus as boas vindas aos convidados e ressaltou as contrapartidas e investimentos feitos pelo município para valorizar o título de patrimônio mundial pela cultura e biodiversidade, conquistado em 2019 junto à Unesco, falando especialmente de ações nas comunidades das zonas costeira e rural. Vidal citou, por exemplo, a chegada da luz elétrica, a oferta de aulas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, melhorias na saúde, a reforma das escolas e os investimentos em infraestrutura e saneamento básico.

Antes da fala dele, grupos oriundos de comunidades tradicionais e caiçaras manifestaram-se por meio de uma carta, pedindo a manutenção de investimentos, a contenção de ataques imobiliários especulativos sobre as regiões e a preservação do ambiente destas comunidades.

Entre as autoridades presentes, o presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Marcelo Freixo (foto), disse que as cidades patrimônio mundial no Brasil são importantes para alavancar o turismo e fortalecer o legado ambiental e cultural do país. Destacou ainda a nova posição brasileira no cenário internacional do turismo, a partir da posse do presidente Lula em janeiro. Citou, por exemplo, o crescimento no número de visitantes internacionais ao país em 2023, agora já próximo dos níveis pré-pandemia.

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, foi na mesma linha da valorização da cidade e parabenizou Paraty pelo evento e por investimentos feitos no município nos últimos anos, em parceria com o governo do Estado. O encontro seguirá até a sexta-feira, 4, e pode ser acompanhado ao vivo no site das cidades históricas brasileiras.

Durante e após cerimônia de abertura, houve apresentações culturais com artistas da cidade. O quinteto de sopros da Orquestra Sinfônica de Paraty executou o Hino Nacional e o hino de Paraty e, ao final da cerimônia, os cirandeiros de Paraty se apresentaram no palco montado ao lado da tenda principal do evento.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome