O Centro de Angra dos Reis deverá receber ao menos 12 paradas de navios de cruzeiro na temporada 2022/23, que ocorre já no verão. A previsão foi feita pela Fundação de Turismo TurisAngra, que prevê ainda que a próxima estação de navios será a mais movimentada dos últimos anos. A MSC Cruzeiros, uma das principais operadoras dos país, confirmou 12 paradas no Centro e mais 31 na Ilha Grande. Diretores da empresa estiveram com o prefeito Fernando Jordão (PL) e o presidente da TurisAngra, Marc Olichon, para anunciar a decisão.
— Por uma solicitação do prefeito, aumentamos as escalas no Centro de Angra. Na última temporada, tivemos duas e na próxima teremos doze, o que representa a expectativa de circulação de 48 mil turistas no continente — comentou Márcia Leite, diretora de serviços da MSC Cruzeiros.
O aumento do número de paradas de navios no continente é um pedido do setor e do comércio. Só que a cidade deve se preparar. Para Marc Olichon, a movimentação extra na cidade trará impactos positivos para todo o trade.
— A próxima temporada de cruzeiros vai injetar R$ 120 milhões na economia da cidade e toda a parte terrestre será feita por operadores de Angra, gerando emprego na atividade — acredita ele.
Para receber os novos visitantes, a TurisAngra também trabalha em um roteiro por alguns pontos turísticos alternativos do município no Centro e em outras localidades como a aldeia indígena Sapukai, no Bracuí, e cachoeiras.
— Não é só o mar, não é só a Ilha Grande, não é só o Centro. Angra dos Reis tem muito mais a oferecer aos visitantes: museu de arte sacra, igrejas, cachoeiras lindas, aldeia e o artesanato que os índios produzem. A gente precisa receber bem os turistas para que esses produtos novos possam gerar emprego e oportunidades para a nossa população — frisou o prefeito Fernando Jordão.
Os diretores da MSC Cruzeiros também estiveram na sede do governo de Angra e fizeram um passeio pela baía da Ilha Grande. Segundo a TurisAngra, a temporada 2022/2023 terá 62 paradas de transatlânticos no município, 70% delas da MSC Cruzeiros.
— Este número pode aumentar. Teremos o recorde de cruzeiros. Já tivemos 49 e podemos chegar até a 80. Receberemos, ao todo, 250 mil visitantes, o que reverterá mais de R$ 4 milhões de taxa para os cofres públicos. Receberemos turistas já em novembro, que é baixa temporada, e também em março e abril do ano que vem, meses também de baixa temporada — explicou Marc Olichon.
Foto: Wagner Gusmão/PMAR
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.
Leia também:
best painkiller for hip joint pain vduqayfh night sweats joint pain weight loss