A deputada estadual Célia Jordão exerce seu segundo mandato na Assembleia do Rio | Foto: Divulgação

A deputada estadual Célia Jordão (PL) pediu em requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), a reinstalação da comissão parlamentar especial que visa acompanhar e buscar soluções para o fortalecimento e ampliação da indústria naval e de offshore do setor de petróleo e gás no Estado do Rio. Célia é autora de Lei para incentivar as atividades econômicas vinculadas à economia do mar, segmento que inclui o setor naval e hoje representa 44% do PIB fluminense.

— Sou uma defensora da economia do mar. Quando a atividade naval vai bem, várias outras atividades econômicas que contribuem e fornecem para este setor, acabam sendo positivamente impactadas, e isso inclui empresas do interior fluminense. Um bom exemplo é a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), de Volta Redonda, e o estaleiro Brasfels, em Angra. Quando um está funcionando bem, o outro, que interage de suas atividades, também caminha para o progresso — acredita a deputada que, em seu primeiro mandato, presidiu a comissão especial da indústria naval.

Criada em 2021, e com o pedido de reinstalação aprovado este ano, a comissão especial vai ao encontro do trabalho já realizado pela deputada no seu primeiro mandato. A parlamentar angrense afirma atuar na linha de frente pelo fortalecimento das atividades com influência no mar e fomento da indústria naval, lutando para promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado, gerar emprego e renda de forma sustentável e contribuir para o aumento da arrecadação.

Sancionada em maio, a Lei 10.028/2023, incentiva atividades econômicas vinculadas à economia do mar, dentre elas, a reciclagem e o desmantelamento de cascos de embarcações em baías e portos do Estado, questão crucial para a segurança marítima. Em abril, a deputada entregou ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o Plano de Retomada da Indústria Naval e o projeto de reciclagem naval. Alckmin se comprometeu a encaminhar situações de reparos e manutenção em estaleiros nacionais e realizar estudos para tornar o ambiente de negócios mais atraente aos investidores.

Célia representa o legislativo fluminense na Comissão Estadual pelo Desenvolvimento da Economia do Mar (Cedemar), grupo criado para discutir soluções estratégicas para o setor e que reúne representantes da Firjan, Sebrae, Fecomércio, universidades e do cluster tecnológico naval, entidade empresarial do setor.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome