A deputada estadual Célia Jordão (PL) protocolou um requerimento na Assembleie Legislativa (Alerj) pedindo a instalação de uma frente parlamentar para combate à pedofilia e o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado do Rio. A parlamentar já é autora da Lei que criou a política pública pela Primeira Infância, definindo diretrizes para adoção de políticas públicas em âmbito estadual voltadas aos primeiros anos de vida da criança.
— Os crimes de pedofilia na internet aumentaram muito nos últimos anos, demandando mais divulgação sobre as formas de coibi-los e políticas para punir os criminosos, isso sem contar os casos de exploração sexual de crianças e adolescentes, que estão entre as maiores ocorrências de violência sexual do nosso país. Precisamos jogar luz sobre esses temas para garantir menores danos às vítimas e mais investigação para esses crimes que, muitas vezes, nem são notificados às autoridades — ressaltou a deputada.
A Frente Parlamentar proposta por Célia já foi aprovada e é integrada pela autora, além dos deputados Dr. Serginho (PL), Tia Ju (REP), Munir Neto (PSD), Marcio Gualberto (PL), Fred Pacheco (PMN), Val Ceasa (PATR) e Samuel Malafaia (PL). A Alerj ainda não instaurou definitivamente a comissão e não há prazo para isso.
De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, de 2015 a 2021 foram registrados mais de 200 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil, número que pode ser ainda maior, já que apenas sete em cada 100 casos são denunciados formalmente.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.