Deputada estadual Célia Jordão está no segundo mandato | Foto: Divulgação

Em resposta a um ofício enviado pela deputada estadual Célia Jordão (PL), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) comunicou que está prestes a iniciar o projeto piloto de implementação do sistema de alerta à população sobre risco de desastres naturais via Sistema de Difusão Celular, o chamado sistema Cell Broadcast. Célia Jordão é autora da lei que obriga as operadoras de telefonia móvel no Estado do Rio a transmitirem gratuitamente as mensagens de alerta à população.

Já utilizado em outros países do mundo, o sistema Cell Broadcast é um avanço em relação ao toque das sirenes em áreas de risco e ao envio de SMS da Defesa Civil. Principalmente porque neste sistema, não há necessidade de cadastro prévio do usuário, nem boa qualidade da rede de internet convencional. O Sistema emite um toque exclusivo e exige interação do usuário para desligar, garantindo que a mensagem realmente será recebida.

— Todos os anos, as tempestades de verão deixam um rastro de destruição em vários municípios fluminenses. Hoje, já temos tecnologia disponível que deve ser utilizada a serviço da população, no esforço de salvar vidas em caso desses desastres naturais. Para que a lei de minha autoria possa ser aplicada na prática, é preciso que a Anatel implemente a tecnologia, tornando o sistema disponível para os municípios cadastrados — explica a deputada angrense.

O Sistema também será fundamental para atender a situações de desastres naturais em cidades com grande população de turistas e visitantes. O alerta será transmitido com segmentação geográfica, em triangulação de antenas, permitindo assim o alcance de toda a população em um polígono delimitado pela Defesa Civil, independente de o número de telefone ser daquela área.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.