Instituto Casa da Utopia funciona na cidade de Niterói | Foto: Evelyn Lee / Reprodução

Pela primeira vez, o Instituto Casa da Utopia, iniciativa organizada pelo idealizador Sylvio Maurício com apoio da presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio, deputada estadual Verônica Lima (PT), estará na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip),entre os dias 22 a 26 de novembro. O evento este ano homenageia a escritora, poetisa e diretora Patrícia Rehder Galvão, conhecida como Pagu.

A Casa da Utopia na Flip terá programação de debates com intelectuais e ativistas sobre temáticas como democracia, feminismo, política, representatividade, além de bate-papos com autoras que têm se destacado na cena literária, como Conceição Evaristo, Vilma Piedade e Eliana Alves Cruz, em parceria com as editoras Intrínseca, Malê e Aruanda. 

A programação começa na quinta-feira, 23, com um coquetel literário na Noite Pagu e se encerra no sábado, 25, com o Dia Antirracista, protagonizando as Mulheres, a Arte, a Cultura Preta e Produções Literárias de  Intelectuais e Artistas. A Casa ainda terá a exposição permanente ‘Dos filhos deste solo’ do artista local Wanderson Santos, incluindo gastronomia e economia criativa. 

— Participar da Flip, na programação oficial, faz parte de um movimento de expansão da atuação do Instituto, chegando a cada vez mais territórios e pessoas do Rio. Existe uma intersecção fundamental entre cultura, representatividade, democracia e política — diz a deputada estadual Verônica Lima. 

O Instituto Casa da Utopia é uma organização voltada ao fortalecimento dos movimentos sociais do estado do Rio. Fundada em 2003, a Casa da Utopia tem se dedicado em 20 anos a ações e projetos sociais e eventos culturais. Na sede do Instituto, em Niterói, são realizadas atividades como oficinas, cursos, palestras, debates e intervenções culturais, e conta com uma extensa programação que fomenta e contribui para a realização de diversos projetos na área da cultura, acesso à educação e à profissionalização, esporte e na área do audiovisual.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.