Feira Rio Artes é o maior evento do gênero no Estado | Foto: Divulgação / GRJ

A partir da sexta-feira, 23, a secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) fará uma caravana itinerante por todas as regiões do Rio. A ação ‘Caminhos Criativos’ promove uma imersão sobre o artesanato cultural e prepara os artistas para convocatória que será realizada em março. Representantes das dez regiões serão escolhidos para compor a programação da 16ª edição da Rio Artes – maior feira de artesanato da América Latina. Em Angra, a atividade será no dia 11 de março.

Neste ano, a secretaria disponibilizará aos artesãos fluminenses, novamente o estande mais democrático do evento, com um espaço de 187m² para exposição e área total de 504m², com tamanho duas vezes maior que o de 2023. A curadoria, já tradicional, será feita novamente pelo artista plástico Cocco Barçante, que vai participar do processo de capacitação dos artesãos durante os encontros nas cidades fluminenses. 

— O artesanato cultural é uma importante ferramenta de fomento à economia criativa no estado. Ele carrega a tradição e a expressão cultural e social do Rio de Janeiro. Nossa intenção, ao ir até as regiões, ao interior, é chegar na ponta e dar oportunidade para que todos disputem, de forma igualitária, essa chance de participar gratuitamente da maior feira de artesanato da América Latina — lembra a secretária de Estado de Cultura do Rio, Danielle Barros.

O estande na feira Rio Artes poderá comportar objetos artesanais de diferentes tipos, como modelagem em argila, barro ou cerâmica, modelagem em biscuit, reaproveitamento de materiais, costura criativa, entalhe em madeira, trabalhos em cestaria, bordado livre e criativo, pintura manual, crochê, pintura em madeira, colagem e macramê.

— A ação Caminhos Criativos vai qualificar e valorizar as técnicas artesanais desenvolvidas no nosso estado, tendo como foco a importância da criatividade no desenvolvimento de produtos artesanais. A criatividade empreendedora proporciona novas oportunidades e, consequentemente, o aumento de renda para os artesãos e artesãs do estado do Rio de Janeiro — explica o curador Cocco Barçante. 

O link para inscrição na convocatória será divulgado no dia 15 de março, nas redes sociais e no site oficial da secretaria. Os artesãos podem tirar dúvidas no e-mailrioartesmanuais@cultura.rj.gov.br.

Em Angra, o evento será no dia 11 de março, às 17h, no teatro municipal Dr. Câmara Torres, no São Bento, com entrada franca para os artesãos e produtores de cultura da região Costa Verde.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.