Faltando pouco mais de uma semana para a data da eleição de prefeito e vice-prefeito em Paraty (marcada para 4 de agosto), o clima de campanha começa a ficar mais acirrado, inclusive com bate-boca entre cabos eleitorais e as famosas ‘fakenews’, notícias falsas que visam tumultuar a reta final da campanha. Seis candidatos estão na disputa, porém dois deles polarizam a eleição: o ex-prefeito Zezé Porto (PTB), que quer voltar ao comando da prefeitura que administrou entre 2005 e 2012; e o ex-vice-prefeito Luciano Vidal (MDB), candidato que tem o apoio do ex-prefeito Casé Miranda (MDB), afastado do governo em maio deste ano.

O Tribuna Livre foi checar a veracidade de pelo menos uma destas ‘notícias’ recentes, veiculadas em grupos de mensagens e nas redes sociais. A informação dava conta de que a prefeitura da cidade estaria planejando a emissão de cartões de alimentação extras, para cidadãos que estivessem apoiando a uma das candidaturas. Estes cartões dariam direito a compras nas redes de supermercado e serviços da cidade. A informação, porém, é FALSA, como comprovou a nossa equipe de redação junto ao governo municipal.

Em nota ao Tribuna Livre, a prefeitura municipal de Paraty garantiu que não há previsão de nenhuma distribuição excepcional de cartões de alimentação além dos que o município já concede a famílias previamente cadastradas. E disse também que não existem mudanças em curso no cadastro de qualquer programa social que seja administrado pelo município. A circulação desta ‘fakenews’ (notícia falsa) é atribuída a um perfil verdadeiro no Facebook, a quem a Justiça Eleitoral também poderá interpelar em busca da origem da informação divulgada.

Bate-boca — Na semana passada, outro fato colateral da disputa foi o vídeo que tornou-se viral entre partidários da candidatura do PTB/Pros, de camisa amarela, numa briga entre elas. A primeira informação dizia tratar-se de falta de alimentação para uma das jovens contratadas pela campanha, mais tarde, porém, a própria campanha informou que tratava-se de uma ‘divergência pessoal’ entre as cabos eleitorais, sem ligação direta com a campanha. O vídeo causou comentários entre os moradores da cidade.

Bandeiras — Em decisão desta sexta-feira, 26, a Justiça Eleitoral também determinou a retirada de bandeiras da coligação ‘Experiência e Renovação’ afixadas em residências e locais não indicados para propaganda eleitoral ou fora dos comitês de campanha. O não cumprimento da pena pode implicar em multa  diária de R$ 8 mil. Como a decisão da juíza eleitoral Camila Rocha Guerin foi em caráter liminar, ainda pode haver recurso.

Fotos: Reprodução

Gostou deste texto? Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/no-tapetao-batalha-juridica-bastidores-eleicao-paraty/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome