A Câmara Municipal de Volta Redonda já tem data para analisar e votar as contas da gestão do ex-prefeito Samuca Silva (PSC) (2017-20) referentes aos anos 2017 e 2018. O vereador Sidney Dinho (PATR), atual presidente da Casa, anunciou nesta terça-feira, 15, durante o reinício do ano legislativo, que o assunto estará em votação na quinta-feira, 17.
Dinho ainda explicou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ) deu parecer técnico prévio favorável em relação ao ano 2017 e parecer contrário sobre 2018. Já quanto às contas de 2019 e 2020, os pareceres prévios foram encaminhadas à Comissão de Finanças para análise e elaboração de pareceres que serão submetidos à votação. Após a abertura de prazo para o exercício da ampla defesa e do contraditório tais contas serão levadas a Plenário para votação, garantiu o vereador.
— Estamos conduzindo o Poder Legislativo de forma rigorosa e cumprindo o nosso devido papel. Não vamos postergar votações de matérias sem que haja motivo justificado — avisou Dinho.
Uma eventual reprovação das contas de um prefeito pode levá-lo à inelegibilidade e à perda de direitos políticos. Foi o que ocorreu, por exemplo, com o ex-prefeito Neto (DEM), também de Volta Redonda, que precisou entrar na Justiça para reaver as condições de disputar o pleito eleitoral de 2020, do qual saiu vencedor em primeiro turno.
Fotos de arquivo
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: