Por iniciativa do vereador Lucas Cordeiro (DEM) (foto), a cidade de Paraty poderá ter, em breve, uma iniciativa pública e gratuita de pré-vestibular social, nos mesmos moldes de que se costuma ter notícia por iniciativas voluntárias. Segundo Lucas, a ideia de apresentar o projeto de lei surgiu após sua passagem pela Coordenadoria municipal de Juventude até 2020.
— A gente recebia lá na coordenadoria muitos jovens recém saídos do ensino médio desesperançados de conseguir vaga em faculdades. É compreensível já que a maioria das vagas em universidades públicas vai para quem pode se preparar melhor para o vestibular, muitos em cursos preparatórios que são pagos — afirma o vereador.
Apesar de a iniciativa criar despesas para o município, Lucas acredita que o projeto de Lei, que acaba de ser aprovado pela Câmara, será sancionado pelo prefeito Luciano Vidal (MDB). Ele disse ja ter conversado sobre a ideia com a secretária municipal de Educação, Gabriela Gibrail.
— Nosso projeto foi feito após consulta à secretaria de Educação. É perfeitamente possível que a prefeitura faça esta implantação com recursos do município — acredita Lucas, que exerce seu primeiro mandato na Casa.
Pelo projeto do jovem parlamentar, caberá à prefeitura disponibilizar professores, espaço físico para as aulas e coordenar os acessos. A duração do curso deverá ser de maio a novembro, exatamente o período que antecede o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), seletiva para as faculdades. Pelo menos quatro disciplinas serão lecionadas, inclusive matemática, ciências humanas e sociais e linguagem.
Fotos: Arquivo
Publicado também na edição on-line do Tribuna Livre (nº 311)
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: