“Cabelaço”: doações vão gerar perucas para mulheres em tratamento contra o câncer

0
545

Na última segunda-feira, 28, a Secretaria de Estado de Saúde promoveu o evento “Cabelaço”, um mutirão de corte de cabelo para arrecadação, com o objetivo de confeccionar perucas para mulheres em tratamento contra o câncer de mama. A ação, efetuada em comemoração à campanha Outubro Rosa, aconteceu no terminal Alvorada, do BRT, no Rio de Janeiro, e atendeu 100 pessoas.

Na semana passada, a ação já havia passado pela Central do Brasil, em parceria com a SuperVia. No total, a primeira edição do “Cabelaço” arrecadou 31 metros de cabelos para doação.

As tesouras do mutirão foram comandadas pela equipe do Walter’s Coiffeur, que destinou as 109 mechas doadas à ONG Cabelegria, responsável pela transformação em perucas. Quem não doou acabou participando de outras atividades, recebendo também orientações sobre prevenção do câncer de mama e saúde da mulher. Todos os serviços do “Cabelaço” foram oferecidos gratuitamente, com o objetivo de promover a autoestima e também estimular a solidariedade.

A dona de casa Patrícia Torres soube do evento pelas redes sociais e foi fazer sua contribuição. Moradora da Maré, ela já havia feito mamografia na última quinta-feira, 24, e quis entrar de cabeça, da raiz às pontas, no Outubro Rosa, participando do “Cabelaço”.

– Doar o cabelo é uma prática que já faço desde 2016. Não fico apegada mesmo, principalmente por uma causa tão especial. Cabelo cresce, então, faço questão de doar pra quem precisa. Nunca tinha vindo a esse terminal, mal sei andar na Barra. Mas, mesmo assim, dei um jeito, fui me informando para não errar. Fiz questão de vir! É tão pouco pra gente, mas significa tanto pra quem enfrenta essa doença – conta Patrícia.

Para o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, ganhar novos cabelos pode mudar a forma como pacientes com câncer de mama enfrentam o tratamento.

– A perda dos cabelos é um processo comum em procedimentos oncológicos, mas também é um momento difícil para muitas mulheres. Por isso, a doação para produção de perucas é um gesto de solidariedade que motiva as pacientes a continuarem o tratamento. Mais do que conscientizar sobre o câncer de mama, essa iniciativa mostra que todos podemos nos engajar no Outubro Rosa – destaca o secretário.

Ações semelhantes a do evento “Cabelaço” também foram realizadas em várias cidades da Costa Verde, mostrando a importância do movimento Outubro Rosa em todo o território nacional.

 

 

 

Fotos:  SES/Mauricio Bazilio

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Nenhum Comentário