A delegação brasileira fez história nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, alcançando sua melhor performance até hoje. O objetivo ambicioso do Comitê Paralímpico Brasileiro de figurar entre os cinco primeiros no quadro de medalhas foi concretizado com a conquista de 89 medalhas no total: 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze. As conquistas vieram em modalidades como natação, atletismo, judô, taekwondo, halterofilismo, canoagem, triatlo, tiro esportivo, goalball, badminton e tênis de mesa.
Entre os grandes destaques da campanha, estão os nadadores Gabriel Araujo e Carol Santiago, além da corredora Jerusa Geber, que brilharam com 3, 2 e 2 medalhas de ouro, respectivamente. No quadro geral, o Brasil ficou atrás apenas de China, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Holanda, consolidando-se como uma potência paralímpica mundial.
O encerramento dos Jogos ocorreu neste domingo (8), em uma cerimônia no Stade de France, às 15h30 (horário de Brasília). O evento marcou a transição para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.