Amantes do jazz, blues e da música popular brasileira já podem colocar na agenda a chegada de um dos mais importantes e charmosos eventos de música do país, que acontece em Paraty, entre os dias 10 e 12 de maio: a 11ª edição do Bourbon Festival Paraty.
O evento faz parte do calendário oficial da cidade e conta com o apoio do governo municipal. A programação conta com artistas internacionais e nacionais, em shows gratuitos e ao ar livre, enchendo de magia musical a já encantadora Cidade Histórica.
Em 2018, quando o festival comemorou 10 anos de existência, a festa não foi das maiores. Apesar do grande sucesso, a edição passada foi realizada num período de dificuldades financeiras, durante uma greve dos caminhoneiros que gerou como consequência a falta de combustível. Agora, o Bourbon retornar em grande estilo, contando com dois palcos – praça da Matriz e na Igreja Santa Rita – e com as comemorações dos 25 anos do Bourbon Street Clube.
Dentre as atrações internacionais deste ano, consta um dos principais trios de jazz do mundo, liderado pelo aclamado Kenny Barron – indicado 11 vezes ao Grammy –, pianista que já tocou com nomes do quilate de Dizzy Gillespie e Chet Baker.
Igualmente imperdível será o show do Clarence Bekker, um carismático cantor que vem pela primeira vez ao país em turnê solo, assim como a apresentação da cantora e atriz canadense Dawn Tyler Watson, uma artista performática que apresenta um estilo artístico eclético, cuja performance será a primeira em território brasileiro.
A curadoria do Bourbon Street mantém nesta edição uma das marcas do festival: sempre trazer shows marcantes, de grandes encontros. É o caso de Zeca Baleiro in Blues, onde o artista mostra sua faceta mais blues, dando nova roupagem para alguns de seus clássicos. Outro exemplo será o encontro do guitarrista norte-americano Mark Lambert, que já fez parte do aclamado New York Voices, com o suingue e a voz de Amanda Maria.
Além da programação nos dois palcos principais, o festival segue com apresentações de artistas de rua, no busker Rosário – ao lado da Igreja do Rosário – e o busker Quadra – ao lado da Praça Matriz –, com apresentações em horários alternados. Além disso, o evento tamb[ém vai receber novamente a tradicional Orleans Street Jazz Band, que toca pelas esquinas do Centro Histórico da cidade, despejando alegria e descontração em meio a notas e acordes musicais.
PROGRAMAÇÃO / PALCO MATRIZ
Sexta-feira 10/05
21h: Dawn Tyler Watson (CAN) + Marcelo Naves & The Tigermen | Blues
Show: Intenso Blues
22h30: Zeca Baleiro in Blues (BRA), Part. Sergio Duarte | Música Brasileira / Blues
00h: Dj Crizz (BRA)
Sábado 11/05
21h: Toninho Ferragutti, Edu Ribeiro e Fábio Peron (BRA) | Instrumental / Jazz
22h30: Tributo a Stevie Ray Vaughan (BRA) | Gui Cicarelli * Bruna Guerin * Sérgio Duarte | Blues / Rock
00h: Clarence Bekker Band (EUR) (Playing for Change) | Soul / R&B
01h: Dj Crizz
Domingo 12/05
21h: Kenny Barron (USA), com Nilson Matta e Rafael Barata | Jazz
22h30: Mark Lambert (USA) & Amanda Maria (BR) | Swing Jazz / R&B
00h: Dj Crizz
PROGRAMAÇÃO / PALCO SANTA RITA
Sábado 11/05
15h: John Wesley Duo (BRA) | Instrumental
16h: Mani Padme feat. Yaniel Matos (BRA / CUB) | Instrumental / Jazz
17h30: Dj Bebeto Trio (BRA) | Música Brasileira
Domingo 12/05
16h: Bebé Salvego (BRA) | Jazz / Música Brasileira
17h30: Celso Pixinga, Faíska e Carlos Bala (BRA) | Instrumental / Jazz-Rock
Fotos: Divulgação / Bourbon Festival
Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (Edição 249).
GOSTOU DESTE TEXTO?
Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.