De 13 a 19 de maio, o Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis vai integrar a 17ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Na edição deste ano, 1.114 instituições de cultura de todo o país vão oferecer ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. Em Angra, uma programação especial foi criada para receber os visitantes.

Um dos destaques da Semana Nacional de Museus será a exposição “Milagre que fez – ex-votos de Angra dos Reis, fé, arte e tradição”, que será inaugurada na próxima segunda-feira, 13, e vai até 5 de agosto. O termo “ex-voto” é uma abreviação latina de “ex-voto suscepto” – o voto realizado, usado para designar formas de agradecimento à determinada divindade por uma graça alcançada. São diversos os tipos de objetos, tais como estatuetas, placas e imitações de partes do corpo humano. Os materiais variam, podendo ser confeccionados em barro, madeira ou cera.

Angra conta com uma coleção de ex-votos bem característicos, datados dos séculos XIX e XX. São pequenas tábuas recortadas lembrando oratórios, onde se pintavam partes do corpo afetadas por doenças ou o próprio enfermo em seu leito. Em algumas placas foram representados somente os olhos, adornados por uma espécie de máscara. Os pedidos e agradecimentos eram escritos em papel e colados sobre a tábua abaixo do desenho, sempre com a frase inicial “Milagre que Fez”. São Benedito, Santa Luzia e Nossa Senhora da Conceição dos Remédios são os santos homenageados – a confecção das placas era executada por artesãos locais anônimos.

Nesta exposição, além das placas votivas, o visitante poderá conhecer esculturas dos santos e santas que são referências da fé católica romana em Angra, bem como outras manifestações de gratidão que fazem parte das tradições locais.

O Museu de Arte Sacra fica instalado na capela de Nossa Senhora da Lapa e da Boa Morte, na Rua Doutor Bastos, s/nº, no Centro. Mais informações sobre o espaço podem ser obtidas pelo telefone (24) 3369-7693.

 

 Programação

 

Dias 13/05 a 05/08 –10h às 12h e 14h às 18h – Exposição “Milagre que fez – os ex-votos de Angra dos Reis, fé, arte e tradição”. Exposição de placas votivas, imagens sacras e objetos de gratidão a graças alcançadas por fiéis. Entrada gratuita.

Dia 13/05 – 18h às 22h – Roda de conversa com o tema “Resgate das tradições culturais em Angra dos Reis”. Mediadores: professora Cristiane Júdice T. L. B. Borges, turismólogo Alex Sander Albertasse Faria e alunos da UFRRJ, Turismo, Polo Cederj – Angra dos Reis. Entrada gratuita.

Dias 14/05 e 15/05 – 10h às 12h e 14h às 17h – Oficina de pintura em gesso para crianças. Vagas limitadas, com a coordenadora de Patrimônio Histórico e Cultural Luciana Praça. Agendamento pelo telefone (24) 3369-7693. Entrada gratuita.

Dia 16/05 – 10h às 12h e 14h às 17h – Visita guiada. O visitante receberá informações sobre a exposição, sobre o Museu de Arte Sacra, além da história do prédio onde ele está instalado e da Capela de N. Srª da Lapa e da Boa Morte, datada de 1752. Agendamento pelo telefone (24) 3369-7693. Entrada gratuita.

Dia 17/05 – 10h30 às 12h e 14h às 17h – Oficina de Música #Musicalizando: oficina de percussão com o professor Jorge Moreno. Agendamento pelo telefone (24) 3369-7693. Entrada gratuita.

 

 

Fotos: divulgação / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome