Quase acostumados a derrotas quando o assunto é o orçamento da pasta, os membros do  Conselho Municipal de Cultura de Angra dos Reis tiveram uma grata surpresa, no último dia 5 quando o presidente da Fundação Municipal de Cultura (CultuAr),Paulo Mattos, anunciou entre algumas boas boas notícias, que a partir de 2012, a verba destinada à Cultura da cidade será de 2% do orçamento municipal. Hoje, livre de eventuais contingências e remanejamentos, o valor chega sofrivelmente a 1%. A verba para a Cultura é um ponto nevrálgico na luta do setor há vários anos.

A medida ainda passará pela Câmara Municipal, mas o anúncio duplica os recursos financeiros anuais a serem investidos em música, teatro, dança, cultura afrobrasileira, patrimônio material e imaterial, folclore, cinema, vídeo, literatura e no setor estudantil.

Outros comunicados importantes foram a criação do Fundo Municipal de Cultura e as alterações na composição do Conselho Municipal de Cultura criando os Conselhos Fiscal e Curador – da maneira que os artistas sempre reivindicaram – e instituindo a eleição direta para a presidência do Conselho.

Todos do movimento cultural podem ter certeza de que, assim que tivermos mais recursos disponíveis, eles serão investidos em escolinhas culturais em todo o município e em ações que valorizem nossos artistas — disse Mattos.

Outra boa nova anunciada é que a CultuAr está preparando uma reforma administrativa para aumentar a diretoria de Patrimônio, que no momento é a que necessitaria de maior atenção.

Sobre as diversas outras ações da Cultuar, explicou que “a fundação está se adiantando e promovendo reuniões com os movimentos pra realizar os próximos projetos e eventos: os que estão batendo à nossa porta para movimentar culturalmente a cidade da melhor maneira possível”, comentou, dando como exemplos o ‘Arraiá da Cidade’, a Comissão da Festa do Divino e o Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande.

Com informações da assessoria de comunicação da CultuAr.

Siga o Tribuna Livre no twitter

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome