Vereadores encaminharam pedidos dos moradores de vários bairros | Foto: Divulgação/CMP

Uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Paraty discutiu esta semana os preparativos para o chamado ‘Plano Verão 2023/2024’. A discussão foi iniciativa do vereador Lucas Cordeiro (PSB), que presidiu o encontro ao lado do também vereador Allan Ribeiro (PP). Na avaliação dos dois, o encontro permitiu discussões essenciais e o apontamento de demandas cruciais para assegurar a boa prestação dos serviços públicos durante o período de maior movimento na cidade, evitando problemas de infraestrutura enfrentados no passado.

Um dos pontos de mais preocupação dos vereadores refere-se à distribuidora de energia Enel. A empresa enviou representante para a discussão e ouviu pedidos para que aumente os esforços para reduzir as quedas de energia e o tempo de restabelecimento do serviço em casos de quedas. Além disso, fpoi ressaltada a importância de se aprimorar o atendimento ao consumidor, visando uma comunicação eficaz e a solução ágil em contratempos.

Quanto ao transporte público, outro tema de grande preocupação das comunidades, os vereadores sublinharam a importância de ampliar a grade de horários e itinerários da Colitur, a empresa responsável pelo serviço na cidade. Esta medida visa atender melhor aos pedidos de deslocamento da população, proporcionando comodidade e facilitando o deslocamento tanto para os moradores quanto para os visitantes. Algumas linhas de ônibus, por exemplo, deixam de rodar às 21h, o que seria inaceitável em um destino turístico.

A secretaria municipal de Turismo também foi alvo de pedidos na audiência. Os vereadores requisitaram um estudo sobre o impacto do turismo predatório nas comunidades tradicionais de Paraty, com o intuito de compreender as consequências socioeconômicas e ambientais da atividade. Além disso, discutiu-se a necessidade de controles de acesso em bairros como Trindade, a fim de preservar a qualidade de vida das comunidades locais e garantir um turismo sustentável.

A empresa Paraty Rotativo, que cuida do sistema de estacionamento na cidade ouviu cobranças de eficiência ao sistema e de melhorias na organização das vagas de estacionamento.

— Estas demandas principais foram ouvidas e encaminhadas. Elas refletem o compromisso dos vereadores em buscar soluções para os desafios que afetam diretamente a qualidade de vida da população de Paraty. Energia elétrica, transporte público, turismo e mobilidade urbana são essenciais para promover um desenvolvimento sustentável e garantir um futuro próspero para a cidade — avaliou o vereador Lucas Cordeiro (PSB).

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.