A prefeitura de Angra dos Reis arrecadou, até o final de agosto deste ano, mais de R$ 871 milhões. O valor é correspondente ao que foi previsto para todo o ano e, neste ritmo, deverá alcançar os R$ 1,1 bilhão calculados para todo o exercício de 2021. Os dados principais do orçamento foram apresentados à Câmara Municipal em audiências no fim de setembro, quando equipes da prefeitura municipal e populares tiveram acesso aos dados financeiros da cidade até o segundo quadrimestre deste ano (janeiro a agosto).

Na parte da manhã, o setor de Controladoria ficou responsável pela audiência, expondo toda a situação financeira do município. A condução dos trabalhos foi feita pelo vereador Rubinho (CID), atual presidente da Comissão de Finanças da Casa. O vereador Charles Neves (Patriota) também esteve presente na ocasião, além do Controlador Geral do Município, Roberto Peixoto.

O vereador Charles ressaltou a importância da realização da prestação de contas para o município, considerando, sobretudo, que as audiências são previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal. Charles disse que, embora as reuniões sejam ‘chatas’ para muita gente, são essenciais para a gestão municipal.

— Costumo dizer que para muitos esse tipo de reunião se torna uma coisa enfadonha, chata, mas o município só acontece, só consegue cumprir suas obrigações se a gente tiver pleno conhecimento disso aqui. Senão, ou você vai fazer cobranças absurdas ou daquilo que não pode ser cobrado, então a gente precisa entender tudo que acontece na peça orçamentária para que possa efetivamente cobrar do governo as ações que a sociedade precisa — disse Neves.

A receita arrecadada no segundo quadrimestre, já com as devidas deduções, foi de R$ 464,3 milhões. Já a receita arrecadada até o fim de agosto chega a R$ 871,8 milhões, dentro portanto da previsão para o ano, na casa dos R$ 1,1 bilhão. A despesa liquidada no segundo quadrimestre foi de R$ 381,8 milhões. Todas as despesas liquidadas no ano até o final de agosto ultrapassam os R$ 689,9 milhões, de acordo com a Controladoria Geral do Município.

O controlador geral do município chamou atenção para a redução da dívida do município como um dos pontos positivos da administração das finanças neste segundo mandato consecutivo do prefeito Fernando Jordão (MDB).

— Começamos em 2016 com uma dívida de R$ 425 milhões e estamos encerrando esse quadrimestre com uma dívida de R$ 61 milhões. Mesmo com a crise toda que estamos passando estes anos, a recuperação da receita, a manutenção de um equilíbrio das contas públicas têm, com esforço de todas as secretarias, alcançado o objetivo que é a redução da dívida pública — disse Roberto Peixoto.

Foto: Arquivo

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (nº 327)

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