Angra dos Reis é o próximo destino turístico da Costa Verde fluminense a reabrir as portas para o turismo a partir desta sexta-feira, 14. Desde o início do mês já são permitidos visitantes em Paraty. Os dois destinos turísticos entre os mais importantes do Estado estavam fechados há cinco meses em virtude das medidas de proteção ao novo coronavírus. A reabertura enche de esperança centenas de empreendedores e funcionários da cadeia produtiva do turismo. Os setores de hospedagem, receptivo, passeios e gastronomia já estão preparados para receber bem aos futuros viajantes.
— O mais importante é a união do setor e o compromisso com todas as medidas de saúde determinadas. Além disso todos nós estamos envolvidos na tarefa de conscientização dos visitantes sobre as medidas de prevenção à Covid. No meu restaurante estamos cumprindo todas as orientações — contou Fábio Ramos, do restaurante Samburá
No Hotel Fasano, no Frade, a reabertura dos apartamentos acontecerá gradualmente, inicialmente com 50% da capacidade e intervalo de 24h entre as reservas, além de avaliação constante da manutenção da segurança e do bem-estar dos hóspedes e colaboradores. A reabertura terá ainda o selo ‘SafeGuard’ concedido pelo grupo Bureau Veritas.
— Estamos super animados com a reabertura do turismo em Angra e conscientes das normas e protocolos da Organização Mundial da Saúde para lidarmos com este momento da forma mais segura possível. Estamos otimistas com o turismo na cidade e vemos Angra como um cenário muito agradável, de natureza exuberante e incrível para todos que vierem à procura de uma boa estadia — prevê Gabrielle Spíndola, gerente geral do Fasano Angra.
A prefeitura de Angra vai publicar em decreto as normas do ‘novo normal’ para o turismo. A medida mais polêmica é a proibição do acesso à Vila do Abraão, na Ilha Grande, a partir do cais de Conceição de Jacareí, em Mangaratiba. Além disso, os visitantes do tipo ‘day users’ (que ficam apenas um dia na cidade) ainda não serão permitidos. Haverá medição de temperatura dos visitantes no cais Santa Luzia, no Centro e também no Abraão. Hotéis, pousadas e restaurantes só poderão funcionar com 50% de ocupação.
O Angra e Ilha Grande Convention Bureau (AIG CVB) fará uma campanha de divulgação nas redes sociais para exaltar as belezas da cidade. Angra tem quase 8 mil leitos de hospedagem distribuídos em mais de 300 pousadas, hotéis e meios de hospedagem no continente e na Ilha Grande.
— Todo o trade de Angra dos Reis está pronto para receber os visitantes com segurança, qualidade no atendimento e os muitos atrativos locais e da região. Estamos ansiosos por este reencontro com aqueles que adoram a cidade — diz Marc Olichon, presidente do AIG CVB.
Paraty já está recebendo turistas desde o dia 1º
O turismo está reaberto em Paraty desde 1º de agosto quando a prefeitura mudou o status da cidade para ‘bandeira azul’. A reabertura tem protocolos de segurança e fiscalização mais rígida sobre os meios de hospedagem, que deverão adequar-se à nova realidade.
Apesar de liberados, nem todos os meios de hospedagem e restaurantes reabriram de imediato. No primeiro final de semana após a abertura, no entanto, houve movimento de visitantes e pessoas circulando pelo Centro Histórico. A prefeitura fez fiscalizações pontuais e não encontrou irregularidades.
Segurança — Para garantir o cumprimento dos protocolos de reabertura, os estabelecimentos estão sendo visitados pela fiscalização. Um ‘selo’ é colocado naqueles que atendem às normas de segurança sanitária e cuidado. Além disso, todos os estabelecimentos do setor turístico e proprietários de casas de locação por temporada precisam preencher um termo de responsabilidade sanitária e encaminhar para a prefeitura, que enviará fiscais para checar o cumprimento das normas.
Mesmo sob ‘bandeira azul’, continuam proibidos na cidade o funcionamento de restaurantes do tipo self service, shows e casas noturnas, aulas presenciais nas redes pública e particular e a prática de esportes coletivos em quadras e locais públicos. Os acessos à cidade em ônibus e vans de turismo também estão proibidos, assim como o acesso ao município por vias secundárias, sendo obrigatória a passagem pela barreira sanitária instalada na entrada da cidade.
Campanha — De olho no movimento de visitantes que deve se intensificar nas próximas semanas, a cidade também organizou uma campanha de sensibilização e promoção turística articulada com os diferentes segmentos turísticos para assegurar o retorno seguro e gradativo das atividades turísticas da cidade.
A campanha ‘Paraty Espera por Você’ está nas redes sociais e em outras plataformas comunicando a evolução do sistema de bandeiras, as mudanças em consequência disto e o engajamento dos setores do trade turístico para o cumprimento das recomendações da reabertura das atividades de turismo em Paraty, além de divulgar a cidade.
Fotos: Reprodução + Divulgação/AIGCVB
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: