Dando prosseguimento às ações de investimento na humanização da saúde pública e no atendimento e inclusão das pessoas com deficiência em Angra dos Reis, nesta semana, o governo municipal adquiriu uma van especialmente equipada para atender cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida que sejam ou venham a ser pacientes do Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor.
A cerimônia para a apresentação e entrega do veículo foi realizada na quarta-feira, 28, na própria unidade de saúde, localizada no Parque das Palmeiras, e contou com a presença do prefeito e vice-prefeito de Angra, secretários municipais e representantes dos conselhos municipais de Saúde e das Pessoas com Deficiência.
O veículo é equipado com rampa de acesso para pessoas com deficiência, com capacidade de até 2.500kg, suportes internos para a acomodação de até três cadeirantes e seus respectivos acompanhantes, além de sete assentos. A previsão é que um novo veículo semelhante, para a mesma finalidade, seja adquirido até o final do ano.
– Além da dificuldade que os cadeirantes têm para se locomoverem, Angra é um município muito grande e de geografia difícil. Com duas vans, a nossa ideia é que uma atenda o lado norte, e a outra, o lado sul – explica Glauco Oliveira, coordenador municipal de Reabilitação.
De acordo com o coordenador, para ter acesso ao transporte, a pessoa com deficiência deve ter o aval da equipe multidisciplinar de atendimento do Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor, que leva em conta critérios como a dificuldade de locomoção por conta da deficiência e de custeio do próprio transporte.
– Essa iniciativa mostra que a gestão municipal está de olhos abertos para a questão da deficiência. Enquanto outras cidades estão mandando seus deficientes para serem atendidos fora do município, Angra está investindo no atendimento: inaugurando clínica de reabilitação e adquirindo veículo adaptado para transporte de paciente – destaca a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, Rita de Fátima dos Santos, referindo-se ao veículo entregue e também à inauguração do Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor, realizada em janeiro deste ano.
O Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor fica no Parque das Palmeiras, Rua Maria José Lucas Peixoto, 359. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 18h. O telefone é (24) 3365-1396.
Fotos: Wagner Gusmão / PMAR
Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.