Sem fazer nenhum tipo de mudança na operação ou na forma de cobrança, apesar das muitas queixas da população, a prefeitura de Angra dos Reis informou que o Estacionamento Rotativo volta a ser tarifado na cidade a partir desta quinta-feira, 2. O serviço estava suspenso há quase um mês depois de uma decisão judicial suspendendo a cobrança.
A volta do Angra Rotativo tornou-se possível após outra decisão da Justiça, que foi favorável ao município e cassou a sentença anterior. O Rotativo será cobrado em áreas de comércio do Centro da cidade, do bairro Jacuecanga, da Vila Histórica de Mambucaba e na orla marítima, neste caso com tarifas diferentes.
Os operadores do Angra Rotativo também seria melhor treinados para responder às muitas dúvidas e queixas dos usuários. Questões de natureza do consumidor como a existência de uma multa de dez vezes o valor da hora de estacionamento e a ausência de créditos por horas não usadas pelo motorista ou motociclista permanecem sem resposta oficial.
O Angra Rotativo começou a funcionar em janeiro para organizar a oferta de vagas de estacionamento na cidade, principalmente nas áreas com maior fluxo de veículos. A expectativa é que a cidade tenha em dois anos mais de 2 mil vagas de estacionamento disponíveis. A empresa que administra a cobrança é a mesma que cuida da iluminação pública, razão pela qual houve o questionamento na Ação Civil Pública. A prefeitura nega que haja irregularidades e defende a decisão de ‘enxertar’ uma PPP de energia que já havia sido assinada há um ano antes, com uma receita extra de estacionamento que nem será operada diretamente pela empresa de energia, obrigada a subcontratar uma outra que realmente entende deste tipo de atividade.
Foto: Divulgação/PMAR
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.