— Autarquias, fundações, despesas com funcionários, repasses federais, enfim, todos os dados sobre gastos e a arrecadação estarão no Portal — explicou o controlador-geral, Luís Gustavo Nunes.
A implementação do Portal visa cumprir a Lei Complementar Federal 131/2009, que obriga Prefeituras e Governos Estaduais a aumentarem a publicidade sobre a gestão dos recursos públicos. Em cidades com mais de 100 mil habitantes, as Prefeituras têm até o final do ano para se adequarem. Já tratamos deste tema aqui em outro post (http://www.tribunalivreangra.com.br/novotribuna/prefeitura-de-angra-tem-um-ano-para-colocar-sua-prestacao-de-contas-na-internet/).
Com o Portal, segundo o controlador-geral, haverá mais transparência das ações da administração municipal com os recursos públicos. Quem visita o site, no entanto, apesar de dispor de todas as informações prometidas, não sabe precisar a data da atualização, uma vez que o período das contas exibidas não está claro. As contas da Câmara Municipal de Angra dos Reis, que abarcam quase 6% do orçamento municipal, também não estão no Portal.
— O Portal permitirá o aumento do exercício da cidadania e vai possibilitar aos órgãos fiscalizadores acessarem dados importantes sobre a Prefeitura — garante Luís Gustavo.
Para acessar diretamente o Portal da Transparência da Prefeitura angrense é só acessar http://www.lei131.com.br/angra
Siga o Tribuna Livre no twitter. www.twitter.com/tribunalivre