A prefeitura de Angra pretende fortalecer a luta política em favor da contratação de obras do setor naval nos estaleiros nacionais e assim tentar manter o nível de emprego no setor naval. Nesta sexta-feira, 24, o prefeito angrense, Fernando Jordão (PMDB), encontrou-se com a presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra, Cristiane Marcolino, e prometeu engajar-se nesta luta.

Na semana passada, o governo federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, anunciou a redução em até 50% das exigências de conteúdo nacional na contratação de projetos do setor de petróleo e gás, inclusive plataformas e navios. A política de conteúdo nacional foi implantada durante o governo do ex-presidente Lula (2003-10) e continuou durante a gestão da ex-presidente Dilma (2011-16). Agora está sendo revista pelo presidente Temer (PMDB). Sem o contéudo nacional mínimo, praticamente todo o setor naval brasileiro deverá fechar as portas, enquanto os empregos serão gerados na Ásia, Estados Unidos e Europa, concorrentes do Brasil nesta área.

Fernando Jordão vai aderir à mobilização política iniciada pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PV), que, junto com os prefeitos da região metropolitana do Rio, pressionam a Petrobras pela contratação de obras no Estado e pela volta das obras com Comperj, em Itaboraí. Segundo a prefeitura de Angra, o próprio Rodrigo terá um encontro com Jordão nesta sexta-feira, 3, para tratar do assunto.

Por sua vez, o Sindicato também pretende reunir as lideranças sindicais de diversos estaleiros para uma mobilização contra a decisão do governo Temer. O prefeito angrense terá reuniões em Brasília no dia 8 de março para tratar da questão junto à própria Presidência da República.

Foto: Anderson Tavares/PMAR

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba em casa a nossa edição impressa. Veja como assinar emhttp://www.tribunalivreangra.com.br/novotribuna/assine/

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome