A prefeitura de Angra dos Reis começou a operar, no último dia 1º de dezembro, o novo sistema de estacionamento rotativo na cidade. A expectativa é iniciar a cobrança já a partir de 15 de dezembro e portanto, neste momento, acontecem apenas ações de orientação para motoristas e motociclistas em locais já indicados e com a presença eventualmente de parquímetros.
O secretário municipal de Planejamento, André Pimenta, afirma que o potencial de arrecadação do serviço supera os R$ 500 mil por ano e garante que parte desta remuneração retornará aos cofres públicos por meio de comissionamento. A operação do estacionamento rotativo faz parte de uma parceria público privada entre o município e a empresa Enel X, um consórcio que inclui empresas de tecnologia e mobilidade urbana.
Além do estacionamento, o grupo vai administrar ainda a oferta de uma rede de fibra óptica em toda a cidade, de onde deverá vir outra boa parte da remuneração do grupo de origem europeia. Para licitar o estacionamento, a prefeitura teve como base um decreto de 2016, ainda da gestão da ex-prefeita Conceição Rabha (2013/16), onde todo o município foi dividido em regiões para definição da tarifa de cobrança. Outra lei do período de gestão Conceição também é usada como base para as parcerias público-privadas em vigor na cidade, sendo esta a terceira delas. Antes houve uma PPP para cuidar do lixo e gestão de resíduos sólidos e outra para gestão do parque de iluminação pública, esta também entregue à mesma Enel X.
O valor mínimo que começa a ser cobrado dia 15, valendo a partir dos 21 minutos de parada, será de R$ 3,00. Deficientes e idosos terão tolerância de 2h sem cobrança nos pontos já demarcados como prioritários. O valor por hora vai caindo proporcionalmente até o limite de 6 horas diárias de estacionamento. A prefeitura recomenda que a compra das vagas seja feita por meio do aplicativo DigiPare, disponível em ambientes para telefones Android e IOs.
Publicado antes da edição impressa (nº 374)
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.
Leia também: