Pátio da nova escola João Pedro, no Camorim | Foto: Divulgação/PMAR

A prefeitura de Angra dos Reis inaugurou esta semana a sua primeira escola pública vocacional em empreendedorismo, com funcionamento em tempo integral. Em parceria com o Sebrae, a escola municipal Coronel João Pedro de Almeida foi transformada em Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) e passa a contar com salas vocacionais. A unidade ganhou uma nova quadra coberta, climatização em todas as 14 salas e nova pintura externa e interna.

O CETI Coronel João Pedro atende a 290 estudantes, distribuídos em dez turmas do 6º ao 9º ano. A unidade agora dispõe de instalações voltadas ao fomento da criatividade e aprendizado interdisciplinar, incluindo uma sala para estimular o desenvolvimento criativo, salas de empreendedorismo, artes, idiomas, matemática, educação financeira e educação ambiental, laboratórios de tecnologia e ciências, além de uma biblioteca equipada com um tabuleiro de xadrez em tamanho gigante.

A cerimônia de entrega das novidades na unidade escolar foi na tarde da quarta-feira, 21, e contou com a presença do prefeito Fernando Jordão (MDB), do secretário de Governo, Cláudio Ferreti, e do secretário de Educação, Paulo Fortunato.

— A prefeitura está revolucionando a educação de Angra. Essa escola está linda, com diversas salas e funcionando em tempo integral. As famílias do bairro estão muito felizes com essa entrega. Tenho a certeza de que todos os estudantes aqui do CETI Coronel João Pedro de Almeida agora vão estudar ainda mais depois da entrega da climatização, da quadra, da pintura nova e das diversas salas que estimulam a criatividade os preparam para o futuro. Angra é a cidade da educação — acredita o prefeito angrense. 

Os estudantes do CETI fazem parte do projeto ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’, uma parceria com o Sebrae que visa capacitar o desenvolvimento de ideias inovadoras, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. O projeto também promove a cultura empreendedora, uma mentalidade de perseverança, resiliência e proatividade nos estudantes, incentivando-os a assumir riscos calculados e aprender com os fracassos, sendo agentes de mudança no desenvolvimento socioeconômico em suas comunidades.

Para tornar a experiência educativa ainda mais proveitosa, o CETI Coronel João Pedro conta com salas vocacionais e uso de recursos tecnológicos, materiais didáticos diversos e metodologias ativas de ensino, como a aprendizagem baseada em projetos. Na nova matriz curricular foram implementados temas como educação financeira e educação ambiental.

— As salas vocacionais foram projetadas para simular situações do cotidiano e capacitar o desenvolvimento de habilidades específicas. A ‘sala maker‘, por exemplo, é um espaço destinado para os estudantes materializarem suas ideias e projetos, incentivando a inovação, a criatividade, o empreendedorismo, o trabalho em equipe, a resolução de problemas, a criatividade e a liderança. É um grande ganho para esses alunos — explicou o secretário de Educação, Paulo Fortunato.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.