A prefeitura de Angra dos Reis pretende apoiar diversas ações em benefício dos indígenas da tribo guarani, no Bracuí. Entre as ações está a criação de um centro cultural indígena e a implantação de um plano de gestão ambiental e territorial na aldeia Tekoa-Sapukai, a única oficialmente demarcada no Estado do Rio.

As iniciativas foram anunciadas pelo prefeito de Angra, Fernando Jordão, na quinta-feira, 3, quando ele recebeu o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklinberg Ribeiro de Freitas, e o cacique Domingos, da aldeia guarani.

Na ocasião, Jordão e Franklinberg assinaram um protocolo de cooperação para a realização dos projetos. O prefeito também anunciou que já estão liberados recursos de uma emenda parlamentar de sua autoria, de R$ 243 mil, para a implantação de atividades esportivas e culturais na aldeia.

O secretário de Governo, Marcus Veníssius, detalhou os investimentos que serão feitos. Segundo ele os índios terão um programa de estímulo à prática de atividades físicas e lazer.

— O valor já está disponível. Serão 20 meses colocando em prática as ações esportivas e culturais para os índios de Angra — detalhou o secretário Veníssius.

Siga-nos no Facebook

Esta matéria foi publicada antes na edição nº 190 do Tribuna Livre.

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba em casa a nossa edição impressa. Clique aqui e saiba como.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome