Quase 13 mil pessoas foram até os postos de votação espalhados por Angra dos Reis neste domingo, 6, para depositarem seus votos na escolha dos cinco novos conselheiros tutelares da cidade. O número alto de votantes foi motivado, sobretudo, pelo grande número de candidatos também, além da mobilização de vereadores e grupos religiosos. Como cada pessoa podia votar em até cinco opções, foram registrados 47,2 mil votos para os 65 candidatos. Os 10 mais votados foram:

• Dalcir Baraco – 1.772 votos (ELEITO)
• Marcelo Ensá – 1.466 votos (ELEITO)
• Espedito Feitosa – 1.452 votos (ELEITO)
• Erika Thimoteo – 1.412 votos (ELEITA)
• Argentino – 1.395 votos (ELEITO)
• Fabiano Alves – 1.349 votos (suplente)
• Zé Capoeira – 1.290 votos (suplente)
• Antônio Escoteiro – 1.186 votos (suplente)
• Flávia Praxedes – 1.095 votos (suplente)
• Mariazinha – 1.090 votos (suplente)

Os quatro mais bem votados em Angra

Os eleitores de Angra dos Reis começaram a movimentar os 14 locais de votação bem cedo. As urnas foram abertas às 8h e encerradas às 17h. Houve grande movimentação de candidatos e cabos eleitorais. Pelo menos dois foram flagrados em atos de propaganda ilegal (boca de urna) e estão sujeitos a punições. A apuração na Casa Larangeiras, no Centro da cidade, terminou na madrugada desta segunda-feira, 7. Os novos conselheiros tutelares atuarão a partir de 2020 até 2023, agindo na defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município. Pela primeira vez, todo o Estado do Rio de Janeiro realizou a escolha simultaneamente. A posse dos escolhidos será no dia 10 de janeiro de 2020.

Política — A disputa em Angra foi coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e marcada por confusões e o envolvimento político de vereadores. Não por acaso, entre os dez mais votados, cinco são ligados a parlamentares do município. Única mulher eleita, Erika Thimoteo é filha do vereador Thimoteo Cavalcanti (PL). Não por acaso também, ela teve a maior parte dos votos oriunda de áreas de atuação do pai vereador no Quatro Distrito, sobretudo o Parque Mambucaba. Outro eleito, Espedito Feitosa, é assessor parlamentar do vereador Marquinho Coelho (PDT). Ele, Marcelo Ensá e Argentino já foram conselheiros tutelares em períodos anteriores e estão de volta ao colegiado. O mais votado, Dalcir Baraco, estreia no conselho após ter recebido o apoio de igrejas evangélicas e também de dois vereadores do município. A votação nas sessões eleitorais 116ª e 147ª teve ainda 15 votos brancos e 404 votos nulos.

Em Volta Redonda, 16 candidatos disputaram as 10 vagas de titulares para os dois Conselhos Tutelares municipais. A votação na cidade, que tem mais de 200 mil eleitores, foi em urnas eletrônicas (foto). Os eleitos foram Márcia da Assistência Social, Denise Vieira, Bruninho Nicolau, Juliana Ariella e Lígia Penha, além de Douglas Pereira, Osmar Furban, Alessandra Oliveira, Bete FAM  e Dr. Richard.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Volta Redonda, Guilherme Benedito, explica que as atribuições dos conselheiros é muito clara e está inclusive no Estatuto da Criança e do Adolescente.

— Aos Conselheiros Tutelares compete zelar por ele. É importante aplicar medidas de proteção, atender e aconselhar os pais ou responsáveis, requisitar serviços públicos, encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente e até mesmo encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência — detalhou Guilherme.

Paraty — Também houve eleição de novos conselheiros em Paraty. Os cinco mais votados foram Lucinete de Souza (554 votos), Marcelo Barros (533), Gênesis Couto (458), Vilma de Alvarenga (419) e Jorge Adolfo (416). Foram escolhidos também os cinco suplentes entre os 17 candidatos.

  • Fotos: Divulgação / PMAR e PMVR

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome