Na última segunda-feira, 21, o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, oficializou a participação do município no Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF). Na ocasião, o prefeito estava em um compromisso com o governador do Rio, Wilson Witzel, e o secretário de estado da Polícia Militar, Rogério Figueredo de Lacerda.

O objetivo do CISPBAF é organizar e também unificar as ações de segurança pública dos municípios consorciados – Angra dos Reis, Duque de Caxias, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita, Belford Roxo, Nilópolis, Seropédica, Japeri, Magé, São Gonçalo, Guapimirim, Itaguaí, Itaboraí, Paracambi e Mangaratiba.

De acordo com o secretário-executivo de Segurança Pública, Douglas Barbosa, que acompanhou o prefeito no evento – assim como o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Angra dos Reis, vereador Thimoteo Cavancanti –, o consórcio possibilitará a troca de informações e monitoramento, ligando o trabalho das polícias nessas cidades.

– Vamos juntar as informações de Angra com as dos Centros de Comando e Controle dos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Isso vai facilitar a troca de dados como, por exemplo, de veículos roubados e pessoas procuradas – informa o secretário, acrescentando que as informações já começaram a ser compartilhadas e os técnicos iniciaram os trabalhos para a integração dos sistemas.

A expectativa é de que Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) libere, em breve, recursos na ordem de R$ 15 milhões para o funcionamento do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense e suas ferramentas.

 

 

 

Fotos: divulgação

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome