Os trabalhos da Festa do Divino 2024 em Angra dos Reis, marcada para 10 a 19 de maio, começarão bem antes, na próxima segunda-feira, 11, com a abertura das inscrições para as danças dos coquinhos (25 vagas), velhos (25 vagas), marujos (25 vagas), lanceiros (24 vagas) e jardineiras (24 vagas). 

São 123 vagas distribuídas entre as cinco danças – os coquinhos devem ter idade entre 7 e 10 anos. As inscrições poderão ser feitas na Casa Larangeiras, no Centro, em um único dia, 11 de março, das 9h às 16h. Interessados devem portar documento de identificação e, em caso de menores, devem estar acompanhados pelos responsáveis. Não será permitida a participação em mais de uma dança da festa por pessoa.

A programação religiosa da festa do Divino Espírito Santo 2024, com missas na Igreja Matriz e programação cultural no cais Santa Luzia, será divulgada em breve. O secretário de Cultura, Andrei Lara, explica os preparativos da festa.

— A festa do Divino Espírito Santo é uma das nossas maiores tradições culturais. Uma festa que envolve grande número de pessoas, com mais de 300 anos de história, e que cresceu muito nos últimos anos, tanto na programação religiosa quanto na cultural. Como gestor, fico muito feliz de contribuir para o crescimento da Festa do Divino Espírito Santo — explica o secretário.

A Festa do Divino tem dez dias de festa com programação religiosa e cultural, com o ponto alto durante a chegada do Menino Imperador, da apresentação das danças folclóricas e dos shows musicais gratuitos. O Menino Imperador, figura mais popular da festa, é sorteado entre os meninos inscritos na catequese das paróquias da cidade e ‘governa’ a cidade durante o período da festa, participando das celebrações religiosas e culturais. A figura folclórica faz menção ao imperador de Portugal, origem da festa cultural e religiosa.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.