Angra dos Reis sediará a partir da semana que vem mais uma edição da Semana Internacional de Vela, com a realização do campeonato brasileiro Classe ORC. O evento será de 4 a 10 de setembro, na baía da Ilha Grande, com programação extensa, não apenas com as atividades nas competições no mar e regatas. Segundo o velejador angrense, Felipe de Assis, ano passado o evento foi um sucesso, conseguindo a chancela da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano e incorporando na agenda o campeonato Classe ORC.
— Agora a Semana de Vela de Angra terá a principal classe de competição de grande performance nacional e mundial, onde contaremos com a participação dos barcos e velejadores mais renomados . Será um evento de muita competitividade e com uma programação bem completa, com atividades educacionais, literárias, sociais e esportivas — disse Felipe, que participará das regatas pela equipe Bravo.
O evento foi rebatizado como internacional, pois a competição terá a participação de veleiros argentinos, ganhando repercussão no continente devido sua importância na vela nacional, e atraindo o interesse de grandes equipes. Um dos exemplos de veleiros que estarão em Angra é o veleiro Crioula, equipe que tem ganhado todos os campeonatos recentemente.
— A equipe Crioula tem um investimento incrível, que é um modelo de veleiro que é o TP52, equipe gaúcha que foi campeã recentemente, no dia 23 de julho, da Semana de Vela de Ilhabela (SP), que tem entre os seus tripulantes o atleta olímpico Samuel Albrecht. A equipe Fênix também estará em Angra, com velejadores olímpicos — ressaltou o velejador angrense.
A organização da competição é do Angra dos Reis Marina Clube (ARMC), com apoio da prefeitura de Angra, por meio da secretaria de Esporte e Lazer; além do Governo do Estado do Rio, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
(*) Com informações apuradas pelo jornalista Beto Carmona.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.