Alunos de Angra dos Reis passam pelas avaliações do sistema de educação básica

0
200

Rede pública de educação em Angra tem 90 unidades | Foto: Divulgação/PMAR

Estudantes da rede pública de Angra dos Reis começaram a responder esta semana aos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação. A aplicação é feita pela Fundação Cesgranrio, entidade responsável pela organização do Saeb em todo o estado do Rio. As provas continuarão até 14 de novembro em 43 unidades de ensino da rede municipal. O Saeb é fundamental para a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), índice que avalia o rendimento escolar e a categoria da rede de ensino público em todo o país.

Na última edição do Ideb, em 2021, Angra alcançou nota 5,5 (em escala até 10) nos anos iniciais do ensino fundamental e 4,5 nos anos finais, apresentando assim, o melhor resultado já alcançado desde 2009. Desde o ano passado, a rede pública municipal de ensino conta com um índice de desenvolvimento próprio onde estão estabelecidas metas por escola, possibilitando monitoramento regular do progresso por anos de escolaridade, turma e estudantes. No mês passado, mais de mil estudantes do 9º ano de escolaridade de todas as escolas municipais foram reunidos no estádio municipal para um simulado em que os estudantes puderam interagir com colegas e professores de outras escolas e compreender melhor como funciona a avaliação diagnóstica nacional. 

— O Saeb nos possibilita otimizar as estratégias educacionais, pois, somado às ações que a secretaria de educação vem implementando, visando a promoção da aprendizagem dos estudantes, fornece subsídios que contribuem para implementação de políticas públicas efetivas diante dos resultados apresentados. A rede municipal de Angra dos Reis está pronta para este momento. As escolas estão engajadas, desenvolvendo diferentes ações com foco na participação dos estudantes — explica o secretário de Educação, Paulo Fortunato.

Os resultados preliminares do Saeb 2023 serão disponibilizados no ano que vem, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação. 

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Leia mais:,