Aparentemente colocando um fim a uma espera de 20 anos, pelo menos, o Governo do Estado do Rio e a prefeitura de Angra confirmaram para esta terça-feira, 7, a cerimônia de anúncio efetivo das obras de reforma e modernização do aeroporto da Japuíba, em Angra dos Reis. O próprio governador Cláudio Castro (PL) deve prestigiar o evento, já que a obra é parcialmente financiada pelo Estado.

A reforma conta também com investimento de R$ 29 milhões do Governo Federal. A reforma começou a ser debatida em 2004, ainda durante o governo do ex-presidente Lula (2003-10). De lá para cá sucederam-se Dilma e Michel Temer e o investimento patinou em vários escaninhos. Em 2020, o ex-governador Wilson Witzel (PSC) chegou a anunciar o investimento em visita ao terminal, mas sem liberar o dinheiro.

Serão feita a ampliação da pista de pouso e decolagem e do pátio de aeronaves, assim como a construção de nova pista de táxi aéreo e balizamento noturno. O projeto é administrado pelo Governo do Estado e concessionado à operação pela Angra Aeroportos.

As melhorias permitirão que o aeroporto de Angra atenda a um público mais amplo, com capacidade para receber aeronaves de médio porte, para até 40 passageiros, viabilizando voos comerciais e incentivando o turismo na Costa Verde.

O projeto inclui também uma reformulação de infraestrutura, além da instalação de equipamentos que garantam mais segurança, como uma estação meteorológica automática. Um terminal de passageiros e um deck associado ao terminal também fazem parte de um segundo plano de expansão, ainda sem data para acontecer.

Foto: Reprodução

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia mais:

http://br918.teste.website/~tribu449/flavio-bolsonaro-anuncia-parceria-com-sebrae-para-a-costa-verde/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome