A prefeitura de Angra dos Reis aderiu ao Setembro Amarelo e vem fazendo diversas atividades engajadas na grande campanha nacional de conscientização a respeito da prevenção ao suicídio.

No município, a programação foi aberta com o seminário “Educação e prevenção ao suicídio: independência é cidadania, cidadania é vida”, realizado no Teatro Municipal. O encontro, que contou com palestras ligadas ao tema, reuniu pedagogos e educadores, além de profissionais de saúde e assistência social. Foram discutidas maneiras de identificação de pessoas sob risco de suicídio, formas de apoio, protocolos de atendimento e caminhos para buscar ajuda.

Após a abertura, aconteceram apresentações musicais – Polo Musical Educacional Yumi Imanishi Faraci – e debates. O coordenador de Urgência e Emergência do Samu da Costa Verde, Adilson Veríssimo, falou sobre ‘O desafio de abordar o tentante’, explicando alguns dos protocolos de atendimento emergencial das pessoas que tentaram ou estão prestes a tentar o suicídio. Ele destacou que o uso do termo “tentante” para classificar quem tentou tirar a própria vida, no lugar de ‘suicida’, é menos estigmatizante.

A programação do Setembro Amarelo em Angra continuou na quarta-feira, 4, com equipes da Secretaria de Saúde atuando num trabalho de mobilização na Japuíba, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do bairro, com panfletagem e orientação. A iniciativa segue com ações nas áreas de Saúde, Educação e Ação Social, como palestras, panfletagem e o lançamento de uma cartilha informativa, que deve acontecer na terça-feira, 10, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

 

Barra Mansa se prepara para a campanha

 

Em Barra Mansa, a ação Setembro Amarelo deste ano será implantada nas escolas municipais e na Clínica da Família no bairro Vista Alegre. Até o momento, cinco unidades escolares estão agendadas para receber palestras voltadas aos orientadores e responsáveis pelos alunos.

A abertura das rodadas de palestras vai acontecer na quinta-feira, 12, na Escola Municipal Santa Rita, às 13h, no bairro Santa Rita. As próximas acontecerão nas unidades escolares dos bairros Jardim Primavera, Piteiras, Roselândia e São Pedro. O agendamento de data e a solicitação da unidade podem ser feitos no Posto de Saúde mais próximo à escola.

A coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Maiara Maia, explicou o motivo pelo qual apenas os orientadores e os responsáveis dos alunos receberão as palestras.

– As palestras serão ministradas pelos psicólogos do NASF e abertas para toda a população. Pensamos em falar diretamente com os responsáveis e orientadores, pois existem estudos que comprovam que esse assunto pode acabar instigando a curiosidade de jovens que pensam que o suicídio é a solução dos problemas – declara a coordenadora.

Durante o mês da campanha, monumentos de destaque do país como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Congresso Nacional, no Distrito Federal, e o Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, entre outros, recebem uma iluminação especial, na cor amarela, fazendo alusão ao Setembro Amarelo.

O suicídio é um problema de saúde pública que pode afetar pessoas de qualquer idade, identidade de gênero, origem ou classe social, mas que, atualmente, ainda é cercado por muitos tabus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 35 pessoas se suicidam por dia. Em uma sala com 30 pessoas, cinco delas já pensaram em suicídio. Em cada dez casos, nove poderiam ser prevenidos.

 

 

Foto: Wagner Gusmão / PMAR / divulgação

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome