INFORME PUBLICITÁRIO
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis – SINSPMAR repudia com todas as forças a matéria intitulada ‘Zero é muito’ , publicada no Jornal A Cidade, do dia 5 de junho de 2020, onde a jornalista responsável usa em primeira pessoa e no feminino o termo ‘Estou saturada de tanta pouca vergonha’, explicitando que esta é uma opinião dela, usando um texto em nome de todos os comerciantes de nosso município.
Em primeiro lugar é importante esclarecer que os servidores públicos jamais fizeram críticas ao comércio local, desrespeitando-os e acusando-os de ‘ilegais ou clandestinos’, como se refere a jornalista em sua infeliz matéria. Seria leviano da parte do SINSPMAR e dos servidores públicos pensarmos desta forma, já que este Sindicato mantém parcerias e convênios com muitos comerciantes de todo o município com descontos para trabalhadores, que são consumidores, além de cidadãos.
É em Angra dos Reis que os servidores trabalham e investem o que recebem pelo trabalho digno prestado a toda a população, que abrange também os comerciantes e comerciários. Nosso respeito a todos os trabalhadores de todas as esferas deste município é verdadeiro, diferente do que pensa o infeliz jornal. Além de nós servidores sermos consumidores do comércio angrense, talvez sejamos hoje a maior categoria de trabalhadores que consomem no comércio de Angra, já que pouco se fez para abrir outras frentes de trabalho em nosso município e consequentemente somos geradores de riquezas e pagamos nossos impostos enquanto trabalhadores e cidadãos e por tudo isso exigimos RESPEITO.
A falta de RESPEITO do citado jornal é tanta que sequer tem-se o cuidado e a hombridade de assinar a matéria maldosa, o que enfatiza o único objetivo de denegrir a imagem do servidor público perante a população.
Esclarecemos que se os servidores municipais estivessem com salários reajustados, adequados à inflação (como manda a lei), com certeza isso refletiria primeiramente no comércio local. Os servidores públicos têm clareza de que este texto não fora escrito (assim acreditamos) sob uma lógica generalizada dos comerciantes, que num momento como o que estamos passando, não criariam problemas com seus consumidores (seria até falta de bom senso), mas sob o pensamento raivoso de uma única pessoa, dona do jornal citado sem mais credibilidade, desgastado, que não apura informações e depende de matérias nada profissionais para se manter.
Importante ressaltar também que a jornalista responsável pela matéria deveria se referir com respeito aos servidores públicos municipais de Angra dos Reis pois são esses mesmos trabalhadores que estão à frente do combate à pandemia do coronavírus em todas as áreas do município, arriscando suas vidas e de seus familiares por duas questões: respeito à população e responsabilidade.
A jornalista responsável pela matéria também deveria se informar melhor sobre os assuntos relacionados aos servidores, uma vez que informação deveria fazer parte dos seus princípios, que são básicos em um jornalismo sério e que seja profissional.
O SINSPMAR, representante dos servidores públicos municipais de Angra dos Reis, não está buscando aumento salarial, mas simplesmente a correção da inflação, medida essa adotada anualmente para todas as categorias profissionais, mesmo aquelas do setor privado. Entretanto o servidor público municipal de Angra dos Reis, que faz toda a máquina pública efetivamente funcionar e desenvolve seus trabalhos em uma prefeitura com uma arrecadação bilionária, deixaram de receber essas correções legais desde o ano de 2015, resultando em cerca de 21% de per-das acumuladas, que somam pouco mais de um quinto de seus vencimentos.
Importante esclarecer que o atual governo municipal, em seus quase quatro anos de gestão, apesar do orçamento bilionário, fez apenas a reposição no salário dos servidores de 5,5% no ano de 2019, fechando assim em 0% nos outros três anos . Percentual este que nem nas maiores crises municipais fora oferecido aos servidores, que hoje são reconhecidos como heróis no mais alto clamor da sociedade e ainda diferentemente do setor privado corremos o risco de termos nossos salários congelados até o ano de 2022, além de outros direitos (adquiridos sim) já cortados pela atual administração da prefeitura de Angra. É simples escutar do governo que estão pagando os salários em dia, o que não faz mais que obrigação, já que os servidores estão trabalhando conforme manda nossa legislação. Porém estes salários estão em dia porque no final do ano de 2016, quando os salários estavam com atrasos substanciais, trazendo grandes prejuízos aos servidores, este Sindicato, o SINSPMAR, moveu ação e conseguiu fazer de uma forma conjunta com o governo que saía e o governo que entrava, um acordo que arrestava verba dos fundos das entidades da prefeitura, dentre elas a nossa previdência municipal, ANGRAPREV (ou seja, dinheiro dos servidores emprestado para o governo quitar os salários atrasados) para pagar todas as dívidas da prefeitura com os salários dos servidores, pois sem essa ação, hoje estaríamos ainda pleiteando receber os salários atrasados de 2016, como acontece com outras dívidas que essa gestão ainda tem com os servidores.
O jornal citado, A CIDADE, deveria estar preocupado em fornecer informações comprovadas e reais, principalmente sobre os gastos excessivos da prefeitura na triste realidade de pandemia. Mas isso seria muito difícil para um jornalismo que pouco se preocupa com profissionalismo. Isso sim seria útil para uma população calejada de problemas.
Queremos mais uma vez deixar claro o respeito e consideração que nós do SINSPMAR, junto com os servidores temos pelos comerciantes e comerciários de Angra. Nos sentimos desrespeitados pelo jornal A CIDADE, por um texto nada profissional que fere tanto os servidores públicos quanto os comerciantes, fazendo com que uma classe de trabalha-dores se volte contra outra classe de trabalhadores, sendo todos de suma importância para o desenvolvimento de nosso município.
A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis
Informe publicitário contratado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis – Sinspmar
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.