Em Paraty, a campanha de mobilização do ‘Setembro Amarelo’ está percorrendo as escolas e alguns locais públicos em contato direto com a juventude, principal alvo da mobilização. Com o lema ‘Não deixe pra lá’, a iniciativa envolve a Coordenadoria da Juventude, em parceria com outras entidades e organizações da cidade. Na semana passada, o grupo levou palestras ao colégio Cembra e à escola Pequenina Calixto, as maiores escolas da cidade. Já nesta semana foi à escola municipal da Barra Grande, num papo com mais de 120 alunos sobre várias questões.

— Estamos fazendo estas rodas de conversas nas escolas, falando sobre a vida, sonhos e a importância de compartilhar os sentimentos. Tratamos de temas atuais como a pressão que os jovens recebem para seguir um padrão nas redes sociais em busca de popularidade ou a angústia da escolha de uma profissão e de suprir as expectativas da família — revela o coordenador da juventude, Lucas Cordeiro.

Além da Coordenadoria também participam da ação a Coordenadoria da Mulher e as secretarias de Educação e Saúde, além do Conselho dos Direitos da Criança e os projetos ‘Meu Rumo’ e ‘Arte de Viver’, que realizam atividades de conscientização. O projeto seguirá até o final deste mês. Duas psicólogas acompanham o grupo nas reuniões e também orientam os jovens. A campanha Setembro Amarelo previne, sobretudo, a depressão e os suicídios, que podem ocorrer também entre os jovens.

— Tem sido importante para a galera entender que depressão é uma doença. Não é frescura e nem ausência de Deus — conta Lucas.

O suicídio é um problema de saúde pública que pode afetar pessoas de qualquer idade, identidade de gênero, origem ou classe social, mas que, atualmente, ainda é cercado por muitos tabus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 35 pessoas se suicidam por dia. Em uma sala com 30 pessoas, cinco delas já pensaram em suicídio. Em cada dez casos, nove poderiam ser prevenidos. Um outro dado alarmante foi divulgado pelo órgão: uma morte por suicídio acontece a cada 40 segundos no planeta.

  • Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (nº 262)

Fotos: Divulgação/PMP

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/setembro-amarelo-volta-redonda/

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome