Em Volta Redonda, o governo municipal está com edital aberto para contratação de artistas que vão atuar em eventos culturais do município até o final de 2019. A programação inclui October Fest, Anime Fest Fun, Festival das Crianças, Semana do Povo Preto e Natal, além de edições dos projetos Circuito Arigó nos Bairros, VR Colorida e Arena da Viola.
Artistas de toda a região podem acessar os editais, disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura, no www.voltaredonda.rj.gov.br. A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, informou que o município tem uma extensa programação de eventos para os últimos meses do ano.
– Contamos com a participação dos artistas e pedimos que se inscrevam, aproveitando essa oportunidade democrática que são os editais – declara a secretária.
As inscrições podem ser entregues até no momento do sorteio, no dia 30 de setembro, às 9h30, no auditório do Furban. Aline Ribeiro reforça que o edital está aberto a artistas da região e é importante que todos leiam os editais, pois as documentações são específicas em cada caso e alguns documentos devem ser solicitados com antecedência.
– Para facilitar a compreensão, a secretaria realiza o SMC Explica, que aconteceu durante o ano, para explicar o edital e tirar dúvidas. E também há uma equipe da secretaria à disposição dos candidatos para esse atendimento – esclarece a secretária.
Há oportunidades para atores e dançarinos em apresentações nos bairros e escolas; grafiteiros para o projeto VR Colorida; músicos ou grupos para shows de samba, rap e reggae; DJs que tocam black, pop, rock ou MPB; duplas sertanejas; contadores de história e grupos de teatro infantil, além de sósias de Papai Noel e animadores de eventos.
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, acredita que esse é o formato mais democrático – e justo – paras contratar os artistas que irão trabalhar nos eventos públicos organizados na região.
– Após a abertura dos envelopes, é avaliada a documentação e o portfólio do artista de acordo com a vaga que pleiteia para aprovação. Quando o número de candidatos aprovados é maior que as vagas, é feito sorteio aberto à participação dos artistas concorrentes – explica o prefeito.
Foto: reprodução
Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.