Inaugurada no início deste ano com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos que sentem dor crônica ou necessitam de reabilitação, a Clínica da Dor / Centro de Reabilitação, que funciona no Parque das Palmeiras, já efetuou mais de quatro mil atendimentos e procedimentos entre janeiro e maio de 2019.
No mesmo espaço, o paciente encontra serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, reabilitação do assoalho pélvico, acupuntura e psicologia. A partir da próxima semana será oferecido também no local o atendimento de osteopatia – método que utiliza as mãos para uma abordagem terapêutica do corpo e de suas dores.
As prioridades no atendimento são voltadas a pacientes com lesões/sequelas físicas recentes com alta possibilidade de reabilitação e pacientes com dificuldade quanto ao controle da dor.
– O atendimento é ótimo. Cheguei lá carregada, depois de sofrer um AVC isquêmico. Eu não conseguia falar e nem andar. Fiz e ainda faço tratamento, duas vezes por semana, de fisioterapia, fonoaudiologia e com psicólogo. Hoje ando de muleta e minha fala está normal – relata a dona de casa Márcia Silva da Silveira Pimenta, de 40 anos, moradora do Campo Belo.
O espaço conta com diversos aparelhos de última geração, como o de eletroestimulação de frequência e pulso de grande amplitude, que permite trabalhar as paralisias/atrofias musculares de forma mais eficaz de acordo com idade e peso. Também possui o laser terapêutico de alta potência, capaz de trabalhar o fechamento de feridas e acelerar processos anti-inflamatórios de lesões musculares agudas.
Para receber algum dos serviços disponibilizados, os interessados devem deixar a referência no posto de saúde mais próximo de sua residência para a marcação da consulta ou levar o documento diretamente no Centro de Reabilitação e Clínica da Dor, pegando o protocolo de agendamento.
Atendimentos e procedimentos de janeiro a maio:
Fisioterapia Geral – 3072 procedimentos;
Acupuntura – 608 procedimentos;
Reabilitação do Assoalho Pélvico – 300 atendimentos;
Fonoaudiologia – 480 atendimentos;
Psicologia – 384 procedimentos.
Foto: Wagner Gusmão / PMAR
Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.