Concluídos os festejos da Páscoa neste domingo, 20, a cidade de Angra dos Reis celebra na segunda-feira, 21, a festa do Glorioso São Benedito, uma das mais tradicionais manifestações religiosas e culturais do município, já com mais de 300 anos. A programação teve início no Domingo de Ramos, 13, com a entrega das insígnias aos Juízes do Mastro na Igreja de Santa Luzia, seguida de procissão a Matriz para o erguimento do mastro com os estandartes de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.
No domingo de Páscoa, 20, às 18h, ocorre a entrega das insígnias aos Juízes da Festa, a coroação do Rei e da Rainha e a nomeação de novos membros da Irmandade. O ápice será no feriado municipal de 21 de abril, com alvorada festiva, missas, procissões e a participação da Corte Negra e da Irmandade de São Benedito, sob organização dos festeiros Karina e Arthur Andrade.
A procissão solene reunirá as imagens de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e do Menino Jesus, além de São Jorge, que será incluído devido à proximidade dos feriados. O evento terá queima de fogos, corte do bolo no Convento do Carmo e apresentação de banda musical, celebrando a fé e a cultura local.
A festa é organizada pela Irmandade de São Benedito e conta com o apoio da prefeitura de Angra dos Reis. No ano passado, a comemoração foi reconhecida como patrimônio imaterial do Estado do Rio.
— Esta festa é uma das maiores tradições religiosas da nossa cidade, presente desde o século XVII. É nosso dever apoiar esse momento de fé e cultura – destaca o secretário de Cultura, Andrei Lara.
A programação de 21 de abril, segunda-feira, começa com alvorada festiva e banda percorrendo as ruas do Centro da cidade. Às 7h será celebrada missa em intenção das almas dos irmãos falecidos e benfeitores da Irmandade, na Igreja Matriz. A Missa principal será às 10h, também na Matriz, com a presença do bispo da diocese de Itaguaí, dom Paulo Celso.
O tradicional almoço, com o corte do bolo, acontecerá ao meio-dia, no Convento do Carmo. Mais tarde, às 16h, haverá missa de Ação de Graças na Igreja Matriz e, em seguida, às 17h, a tradicional Procissão pelas ruas da cidade, encerrando-se com uma grande queima de fogos.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.
Leia mais: