Mostra gratuita produzida por alunos com altas habilidade ou superdotação ficará em cartaz até o final de outubro. | Foto: Divulgação/PMAR

Foi inaugurada nesta quinta-feira, 17 de outubro, às 14h, na Casa Larangeiras, uma nova exposição de artes plásticas organizada pelos alunos da Unidade de Trabalho Diferenciado – Altas Habilidades/Superdotação (UTD-AHSD). A mostra apresenta 120 obras, entre pinturas em tela e desenhos sobre papel, criadas por 60 alunos com altas habilidades ou superdotação.

A curadoria dos trabalhos foi realizada pelo professor de Artes, Leonardo José Pinto, e a exposição conta com o apoio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação, além da Secretaria de Cultura e Patrimônio, que cedeu o espaço para a exibição. As obras estão disponíveis para venda, e os valores arrecadados serão destinados aos próprios estudantes.

Realizada desde 2008 em diversos espaços culturais, a exposição estará aberta ao público na Casa Larangeiras, localizada na Rua Arcebispo Santos, nº 131. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h.

Sobre a UTD-AHSD

A Unidade de Trabalho Diferenciado – Altas Habilidades/Superdotação (UTD-AHSD) oferece atendimento pedagógico especializado a estudantes da rede pública municipal de ensino que demonstram altas habilidades ou superdotação. O programa é voltado para alunos de 10 a 16 anos que cursam os anos finais do ensino fundamental, e oferece oficinas em áreas como “Leitura e Produção Textual”, “Reflexão e Prática nas Ciências”, “Talentos Matemáticos” e “Artes Plásticas”.

A UTD-AHSD se destaca nacionalmente pelo desempenho de seus alunos em competições e olimpíadas de conhecimento. Muitos ex-alunos do programa já concluíram seus estudos em instituições renomadas, como a UFRJ e a UERJ. Atualmente, a unidade funciona no segundo andar da Escola Municipal Júlio César de Almeida Larangeira, no Parque das Palmeiras.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
A missão do Tribuna Livre é levar informação relevante aos nossos leitores. Fortaleça nosso trabalho, assinando a edição impressa neste link.