Defesa Civil identificou sinais de infiltração, telhas quebradas, telhado deteriorado e vigas comprometidas | Foto: Reprodução

A Igreja da Ordem Terceira dos Franciscanos, localizada no Morro do Santo Antônio, em Angra dos Reis, foi interditada pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil na última quarta-feira (11). O imóvel, que integra o mesmo conjunto arquitetônico do Convento São Bernardino de Sena, apresentou problemas estruturais que geraram preocupação, principalmente no telhado e no saguão onde funciona a parte administrativa, anexo à igreja.

Diante da interdição, a Secretaria de Cultura e Patrimônio, em parceria com membros da Ordem Terceira, retirou as imagens sacras e o mobiliário do local. Os itens foram transferidos para o Museu de Arte Sacra, localizado na Igreja da Lapa e da Boa Morte, onde estão sendo preservados de forma adequada.

A Prefeitura de Angra já possui um projeto de reforma para a igreja e o saguão. Agora, aguarda a vistoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para seguir as diretrizes necessárias. A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas deve realizar a licitação para o início das obras após a vistoria.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.