Investimentos da prefeitura de Angra dos Reis, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/AR) estão modernizando a distribuição de água na cidade, sobretudo em áreas que até 2022 estavam sob a gestão da Companhia de Água e Esgoto do Estado (Cedae). Na sexta-feira, 1º, o presidente do Saae/AR, Felipe Larossa, conduziu o prefeito Fernando Jordão (MDB) e o secretário de Governo, Cláudio Ferreti, em uma inspeção das obras e investimentos liderados pela autarquia municipal.
Entre os investimentos estão a compra de duas novas bombas para a estação de tratamento de água (ETA) do Encruzo da Enseada, além das iniciativas de saneamento na elevatória da praia do Anil e na nova estação de tratamento de esgoto (ETE), integrada ao complexo na praia da Chácara. A primeira parada da vistoria foi na ETA do Encruzo da Enseada.
A estação, antes gerida pela Cedae, recebeu duas novas bombas de 200 e 250 cavalos, representando um investimento de R$ 600 mil. O aporte visa melhorar o abastecimento de água na região central, alcançando áreas do Marinas ao São Bento, incluindo Campo Belo e Porteira. As bombas já estão no local e serão instaladas em breve no sistema.
— Estou muito satisfeito em presenciar o progresso dessas obras. A chegada das novas bombas para a estação de água do Encruzo é um passo importante no nosso compromisso com a qualidade de vida dos nossos cidadãos. É esperado que este investimento não beneficie apenas a localidade, mas que gere também um impacto econômico e turístico em toda a cidade — avaliou o prefeito Fernando Jordão.
A segunda vistoria foi às obras de despoluição na praia do Anil, que estão com 75% concluídas, com previsão de finalização para meados de abril, com investimento total de R$ 8 milhões. A meta é tornar a praia novamente apta ao banho, com a melhoria da qualidade da água sendo uma consequência direta da recuperação ambiental da baía. Nas redes sociais, o prefeito angrense apostou que a praia voltará a receber banhistas.
— O trabalho do Saae/AR tem sido fundamental para o avanço das obras de melhoria de distribuição de água e de despoluição de praias no município. O investimento na ETA do Encruzo e nos projetos de saneamento da praia do Anil reflete o comprometimento da prefeitura em melhorar os serviços à nossa população — relatou o secretário Cláudio Ferreti.
A construção da elevatória da praia do Anil servirá para levar os resíduos dali até o complexo de tratamento de esgoto na praia da Chácara. Ao interromper o descarte de esgoto no local, espera-se uma revitalização da vida marinha na região. O plano do Saae/AR pretende eliminar o despejo de esgoto dos morros do Tatu, Fortaleza, Peres, Carmo e da própria praia do Anil, redirecionando os efluentes para tratamento na praia da Chácara.
O projeto conta com licenciamento e a supervisão ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Angra e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ), assegurando a conformidade com as normativas ambientais vigentes.
— As novas bombas na estação de tratamento do Encruzo e as ações de saneamento em andamento são passos importantes para melhorar a qualidade da água fornecida aos nossos residentes e para a preservação ambiental da região — resumiu o presidente do Saae/AR, Felipe Larrosa.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.