Os técnicos da prefeitura de Angra que trabalham no programa Comunidades de Angra (PCA) voltaram esta semana à Enseada, na região da Japuíba, para a sistematização dos pedidos dos moradores e a apresentação de um plano de ação. A comunidade elegeu como prioridades a melhoria do atendimento em saúde e avanços em mobilidade urbana, saneamento e incentivo ao esporte. A preocupação com a saúde, aliás, tem sido a tônica dos pedidos durante as reuniões do PCA.
Além da equipe do programa, representantes de algumas secretarias municipais foram até o bairro para ajudar a explicar as ações e, em alguns casos, limitações do poder público.
— Desde o começo do Comunidades de Angra, nossa equipe manteve contato com as secretarias para elaborar um projeto que atenda às solicitações dos moradores. Na última fase, a presença dos representantes foi ainda mais importante para garantir a devolutiva de qualidade para a população — avaliou Heraldo França, atual diretor da iniciativa.
Pedidos — Em relação à saúde, o principal pedido é a abertura de um novo posto de saúde no bairro. Hoje a comunidade é atendida parcialmente na ESF no Retiro e no centro de especialidades da Japuíba. A prefeitura informou, porém, que antes da abertura de mais uma unidade seria preciso realizar um estudo com levantamento populacional e cadastro dos usuários da comunidade. O município afirma que já teria começado este estudo, com base nas regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Sobre os pedidos de reforço na mobilidade e segurança, com o aumento das linhas de ônibus e a implantação de um estacionamento público, a prefeitura prometeu avaliar a possibilidade de inserir mais horários na linha C-05. Em relação ao estacionamento, não houve resposta satisfatória, até porque o bairro não disporia de áreas públicas para isso. Mesmo assim, a prefeitura prometeu ‘avaliar’.
A comunidade pediu ainda a cobertura da quadra da praia e a construção de uma calçada na orla. Segundo a secretaria de Urbanização, a cobertura não pode ser executada, pois a quadra está em área de preservação. Uma nova quadra poderá ser construída caso a prefeitura ache terreno disponível. O calçamento da orla já está planejado. Ainda em relação ao esporte, a secretaria de Esporte garantiu que será aberto um novo polo de ‘Esporte é Vida’ (treino funcional) e aeroboxe para atender aos moradores, além do projeto de futevôlei que é apoiado pelo governo municipal.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.
Leia mais: