Máquinas já estão trabalhando no local | Foto: Luis Fernando Lara/PMAR

A prefeitura de Angra iniciou uma nova obra de revitalização na orla do Frade, para melhorar a proteção aos impactos causados pela ressaca do mar. Já houve outras ações no bairro, quase sempre destruídas pelas ondas. A equipe da secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas trabalha primeiro na reconstrução do muro de contenção e da calçada da orla. O governo municipal também pretende contratar uma reforma no cais e criar um espaço para atender aos moradores e turistas que visitam o Frade. 

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo, a meta é entregar as principais obras na orla do Frade ainda este ano.

— Toda a área vai ser urbanizada, será um espaço muito agradável para quem utiliza o cais e frequenta o Frade.  Mas, diante de algumas experiências que vivemos, concluímos que para proteger a orla, não basta a contenção. Estamos realizando um estudo das marés, para dragar e criar uma faixa de areia antes da contenção — explicou o secretário. 

Por meio desta avaliação das marés, a prefeitura analisa o relevo do fundo do oceano para detectar o melhor trecho de areia a ser dragado visando recompor a praia, após concessão de licença ambiental. Sem isso, pode haver nova erosão no trecho.

— Se não houver uma faixa de areia mínima para (impor) perda de energia da maré, a gente vai voltar a ter problema nos períodos de ressacas e não queremos isso – afirmou o secretário Alan Bernardo. 

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome