O Centro Cultural Theóphilo Massad já está preparando a agenda de espetáculos para comemorar seus 23 anos de inauguração entre os dias 23 a 25 de maio. A festa é organizada pela secretaria de Cultura, que está recolhendo sugestão de grupos teatrais da cidade para apresentações na semana de celebração. Um chamamento público foi publicado no Boletim Oficial da sexta-feira, 5, buscando espetáculos inéditos ou que já tenham sido apresentados na cidade.
As propostas entregues na sede da secretaria de Patrimônio até esta quarta, 10, serão analisadas e receberão pontuação antes de serem anunciadas. De acordo com o secretário de Cultura, Andrei Lara, O Centro Cultural tem enorme importância para a cultura da cidade.
— O Centro Cultural, que abriga o Teatro Municipal Câmara Torres, foi um presente para nossa cidade e vamos festejar seu 23º aniversário com uma programação que prioriza os espetáculos teatrais produzidos em Angra pelos nossos artistas. Vamos presentear nosso povo com apresentações gratuitas e gerar renda para esses grupos — explica o secretário Andrei Lara.
Além dos espetáculos teatrais totalmente de graça, o aniversário também será comemorado com bolo e refrigerante para 200 convidados no dia 24 de maio, após apresentação dos espetáculos. O Centro Cultural foi inaugurado em 24 de maio de 2000, durante a gestão do ex-prefeito José Marcos Castilho (97-2000) após luta de vários anos dos artistas locais pela desapropriação do galpão da antiga cooperativa Ovar, no mesmo local.
O ator e diretor Zequinha Miguel, que acompanhou o movimento ‘Teatro Já, no galpão da Ovar’, liderado pelo Grupo Cutucurim, lembra que na década de 90, havia muita agitação no setor da cultura.
— Naquela época Angra respirava cultura, vivíamos um momento de efervescência cultural nas mais diversas formas de expressão da nossa cultura, da nossa arte e foi a nossa força, a nossa união, a nossa luta que garantiu a construção do teatro e outras conquistas que vieram depois — lembrou Zequinha em depoimento dado no aniversário de 13 anos da construção, em 2013.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.