Aterro do Carmo, no Centro de Angra | Foto: Reprodução

No melhor estilo ‘piora, antes de melhorar’, a prefeitura de Angra dos Reis tornou pública hoje, 11, que uma decisão judicial obrigará o município a desocupar o terreno conhecido como ‘aterro do Carmo’, no Centro, em frente à maternidade antes administrada pela Santa Casa. A ação é o primeiro fruto do ‘acordo’ entre o município e o governo federal durante o governo Jair Bolsonaro (2019-22) para a liberação de áreas da futura marina do São Bento. A devolução do imóvel do aterro para a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) é um dos compromissos.

O imóvel, chamado ‘Lote 8’, tem cerca de 60 mil metros quadrados e funcionava no passado como retroarea do porto angrense. A prefeitura diz agora que o estacionamento que funciona no local é irregular e desativado até o dia 19 de janeiro. A partir do dia 20, conforme acordo entre a prefeitura e a CDRJ, o espaço voltará a ser de uso exclusivo da autarquia de portos federal.

Para garantir a limpeza de toda área, a superintendência Operações de Trânsito fará a remoção de sucatas de automóveis ali jogadas e que têm pendências judiciais. Estes bens serão levados para o depósito público municipal na Japuíba. A prefeitura ainda alerta, quase que por deboche, que estacionar veículo de maneira irregular é infração grave, com penalidade de cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23.

Desde o final do ano passado, a prefeitura está tentando implantar o estacionamento rotativo na região central. A exploração do serviço foi ‘dada’ à empresa Enel X (que não tem experiência no serviço) no âmbito da parceria público-privada (PPP) apelidada de ‘Cidade Inteligente’.

A CDRJ, por sua vez, não informou ainda que planos teria para o espaço. No ano passado, a iniciativa de escolher um projeto para ocupar a área chegou a ser iniciada pela gestão encerrada em 2022.

Foto: Reprodução

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
Somos o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/apos-evento-para-ministro-prefeitura-cre-que-destravou-o-sonho-de-marina-no-sao-bento/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome