Com o desafio de trazer para o centro da cena escritores e artistas colocados à margem, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) chega à 20ª edição este ano com o tema ‘Ver o Invisível’ e homenagem à escritora Maria Firmina dos Reis. O evento também traz a artista homenageada, a fotógrafa Claudia Andujar.
A festa retorna às ruas e praças de Paraty entre os dias 23 e 27 de novembro, depois de dois anos em formato on-line por causa da pandemia de Covid-19. A curadoria do evento foi coletiva, feita pela jornalista e editora gaúcha Fernanda Bastos, a professora da Universidade Federal da Bahia Milena Britto e o professor da Universidade de Princeton Pedro Meira Monteiro.
Nesta 20ª edição histórica, no ano do Bicentenário da Independência (1822), do centenário da Semana de Arte Moderna (1922) e do bicentenário de Maria Firmina, serão cinco dias de atividades que incluem mesas-redondas, apresentações musicais, oficinas, sessões de filmes, saraus e jogos. Há ainda programações paralelas, com estandes de editoras e autores, comercialização de livros e um evento chamado Flipinha (voltado para as crianças).
Está prevista a participação de autores como os brasileiros Cida Pedrosa, Cidinha da Silva, Lenora de Barros, Lázaro Ramos, Geovani Martins, Cristhiano Aguiar, Ricardo Aleixo, Bernardo Carvalho e Luiz Maurício Azevedo. Entre as presenças internacionais figuram as argentinas Camila Sosa Villada e Cecilia Pavón; a cubana Teresa Cárdenas; as francesas Nastassja Martin e Annie Ernaux; as norte-americanas Saidiya Hartman e Ladee Hubbard; a portuguesa Alice Neto e e o chileno Benjamin Labatut.
A festa será aberta na quarta, 23, às 20h, com a mesa ‘Pátrios lares’, uma homenagem à escritora Maria Firmina, autora cujos textos levam à reflexão sobre a condição da mulher no século XIX.
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: