A francesa Annie Ernaux, vencedora do Nobel de Literatura em 2022, está confirmada como atração na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), de 23 a 27 de novembro. Ela vai participar de um bate-papo com a escritora gaúcha Veronica Stigger.
Autora de livros como ‘Os anos’ e ‘O acontecimento’, Annie é a primeira francesa agraciada com o Nobel de literatura e foi agraciada pela ‘coragem e acuidade clínica com que descortina as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal’, segundo a academia sueca responsável pela premiação. A escritora disse ter reagido com surpresa.
— Fiquei muito surpresa. Nunca imaginei que iria escapar da minha bolha como escritora. É uma grande responsabilidade, testemunhar o mundo com exatidão e justiça, e não apenas em termos de escrita — disse ela à imprensa a respeito da viagem ao Brasil.
Este ano a Flip homenageia outra mulher: a escritora Maria Firmina dos Reis, primeira autora negra a publicar um livro no Brasil em 1861.
Fotos: Divulgação | Publicado antes na edição digitaldo Tribuna Livre (nº 367)
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: