Uma volta inteira da Terra em torno do Sol. Foram 365 dias, 8.760 horas. Sim, o Tribuna Mambucaba completa este mês o seu primeiro ano de circulação. O ano passou e quase não percebemos até. Um ano de poucas realizações, mas de muitos acontecimentos. E entre alegrias e tristezas o TM chega a esta data tão significativa para um meio de comunicação ‘das antigas’. Foram 12 edições e parte delas produzidas sob a pressão de uma pandemia que causou (e ainda causa) incertezas. Por vezes, faltaram palavras, pautas e, em meio ao caos, a tal da criatividade foi embora.

A pandemia, claro abalou todo o processo de produção dos jornais e, em tempos de isolamento social, criou novas dinâmicas. Com a redação do Tribuna Mambucaba não foi diferente. Como escrever matérias positivas, falar de arte, de uma região de natureza exuberante, se todos estavam em casa e nem à praia, nossa amiga de todas as horas, era possível ir? São tempos difíceis.

Os desafios de editar um jornal impresso já são enormes frente ao imediatismo das redes sociais cada vez mais presentes. Em tese há menos interesse em matérias apuradas e nas entrevistas bem elaboradas. Mas vale lembrar que um jornal é construído e pensado por jornalistas, em geral pessoas que estão habilitadas a identificar uma notícia e buscar informações técnicas e corretas sobre isso e transcrever tudo de forma simples ao leitor. O jornalista conta a história. Ele não inventa, nem aumenta. Ele apenas conta. E é com esta missão que o TM chega até aqui.
Parte integrante do jornal regular Tribuna Livre, o caderno de bairro tem a proposta de ser leitura leve, dinâmica, variada, ‘pra cima’, com exemplos positivos, mostrando as coisas boas da região de Mambucaba, enaltecendo os artistas locais e contando as histórias da região.

Com anunciantes e vários apoiadores que acreditaram no projeto desde o início, e outros que se juntaram no decorrer desses meses, o TM vem trilhando seu caminho, ouvindo os moradores e entendendo seus anseios. E quando essas parcerias se solidificam fomentam cada vez mais o jornalismo local, tornam possível que seja mostrado o que temos de bom em nossa região, um dos maiores bairros de Angra. Dão voz aos moradores e contribuem para levar mais informação à população.

Obrigada a todos: leitores, anunciantes, colunistas, parceiros, apoiadores. A todos os artistas, a todos que nos concederam entrevistas. Nosso muito obrigada por contribuir para que possamos construir cada edição com informação de qualidade.

Uma sociedade informada vive com mais dignidade e passa a conhecer seus direitos e a lutar por eles. Informação é um dos antídotos mais potentes que o ser humano pode ter. E nós, do Tribuna Mambucaba, nos sentimos honrados em levar conhecimento, todos os meses, para cada um de vocês. Obrigada a todos por tornar este projeto possível.

A EDIÇÃO DESTE MÊS PODE SER LIDA AQUI NESTE LINK

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Mambucaba (nº 012)

Reportagem: Tatiane Cardoso

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça este trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/tribuna-mambucaba-entrevista-manoel-parente/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome