Começou ontem e vai até domingo, 18, o projeto Residência Teatral Internacional, promovido pelo Centro Cultural Sesc Paraty. A iniciativa inédita na região receberá artistas profissionais e amadores de diferentes nacionalidades para um grande intercâmbio cultural. A iniciativa ganhou este nome por conta das aulas em horário integral, das 8h30 às 18h, e reunirá 120 alunos em oficinas e workshops de artes cênicas.

O evento faz parte do projeto dinamarquês ‘Ponte dos Ventos’, criado pela atriz Iben Nagel Rasmussen (foto), para estimular o intercâmbio entre artistas de diferentes países. Em Paraty está confirmada a presença de atores e atrizes vindos da Argentina, Colômbia e Uruguai, além de alunos brasileiros. A seleção dos participantes foi feita por meio de inscrição prévia. Cada candidato, além de enviar uma carta de intenção, justificando o interesse em participar do evento, teve o currículo avaliado por uma curadoria, formada pelos instrutores do projeto.

Entre as atividades programadas está a oficina ‘Treinamento Físico e Vocal’, que tem como base exercícios físicos que estimulam a resistência e flexibilidade, desenvolvendo a capacidade de interagir com o espaço, o ritmo, a intensidade e com outros artistas. Haverá ainda o curso de formação de palhaço ‘Um palhaço andando no mundo’, que abordará as ações físicas, com a utilização de mímica e expressão corporal, com o auxílio de instrumentos musicais e figurinos.

A programação também terá o espetáculo solo ‘Branca como Jasmim’, dia 13, no Sesc Silo, e o lançamento do livro ‘Cavalo Cego’, de Iben Nagel Rasmussen, no Centro Cultural Sesc Paraty. Para saber mais acesse o facebook do Sesc Paraty em facebook.com/sescparaty/

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome