A coluna Drops Político registra bastidores da política na Costa Verde

Acabou o recreio. A partir da semana que vem a campanha eleitoral começa de fato. Do dia 16 em diante já podem inclusive serem realizados eventos e a distribuição de material de propaganda. Para muitos, a eleição de 2022 poderá ser uma nova quadra na política brasileira. O comportamento e a decisão dos eleitores dirão. Tentar pintar o quadro do início da campanha eleitoral é o destaque da semana neste ‘Drops Político’.

A Casa do Trabalhador caiu
A descoberta dos mecanismos de contratação e pagamento de pessoas para trabalharem nos projetos das Casas do Trabalhador no Estado produz um abalo monstruoso na campanha à reeleição do governador Cláudio Castro (PL) no Rio. Seus aliados mais próximos e o núcleo duro de sua campanha estão ligados diretamente ao projeto, que empregava pessoas em todo o Estado, alguns por indicações políticas. Dar uma boa explicação e tentar contornar as medidas judiciais que suspendem o pagamento deste exército é a tarefa de momento de Castro e do comando de sua campanha.

A cara da felicidade
A comemorar numa semana praticamente cheia de más notícias, Cláudio Castro tem apenas a confirmação do ‘apoio’ do ex-governador Anthony Garotinho, do União Brasil (UB). Após seis meses de críticas e acusações de corrupção contra o governador, Garotinho foi enquadrado pela direção do UB e obrigado a dizer, na convenção da legenda, que fará campanha para Castro. É um apoio meio que, de má vontade, digamos, mas dada a influência dos Garotinho’s no Norte do Estado, onde o governador é um desconhecido completo, o resultado é favorável para Cláudio Castro. Fotos da convenção circularam nas redes sociais e são autoexplicativas.

O registro insólito da aliança Garotinho/Castro | Foto: Reprodução

O leão miou
Depois de falar grosso e ameaçar até romper a aliança com Marcelo Freixo (PSB) no Estado, o PT do Rio arregou. Por determinação do próprio Lula (PT) e da direção nacional petista, a coligação com Freixo foi mantida, mesmo com a decisão de Alessandro Molon (PSB) de manter sua candidatura ao Senado. O PT então, provavelmente, fará corpo mole no primeiro turno. Molon é o candidato com mais chance neste momento de tirar a vaga de Romário (PL) no Senado. O PT, apesar disso, insistirá com André Ceciliano.

Plano de governo participativo
O candidato a governador Marcelo Freixo (PSB) lançará na segunda-feira, 8, uma plataforma colaborativa do plano de governo. O espaço receberá sugestões dos fluminenses. Na semana passada foram definidos os coordenadores regionais da campanha em todo o Estado.

Arraiá também pode
Atendendo a um convite do vereador Marquinho Coelho (PSC), o candidato Venissius participou de um arraiá na Nova Angra na semana passada. Entre um petisco e um pé de moleque, o ex-secretário de Governo de Angra conversou com todos sobre seus planos se eleito deputado federal. Além de Marquinho, os vereadores Rubinho e Obina (ambos do Cidadania) também organizaram reuniões para Venissius ter contato com eleitores.

Arraiá com Venissius e Marquinho Coelho | Foto: Reprodução

Tela quente
A TV Bandeirantes e as emissoras de rádio do grupo abrem no domingo, 7, o ciclo de debates entre os candidatos ao Governo do Rio de Janeiro. O debate terá a participação apenas dos candidatos representantes de partidos com nove deputados federais em suas coligações. Em 2022 são apenas quatro: Cláudio Castro, Marcelo Freixo, Paulo Ganime (Novo) e Rodrigo Neves (PDT). A peleja será a partir das 21h com previsão de duas horas de duração em três blocos. Cláudio Castro deve ser o pandeiro da edição.

Ilha Grande
O vereador Dudu do Turismo (PSD), de Angra dos Reis, teve aprovada sua ideia de criação de uma comissão parlamentar temporária dedicada à Ilha Grande. É excelente iniciativa. Com mais de 7 mil habitantes e especificidades características da vida insular, moradores da Ilha poderão ter protagonismo e construir, de fato, um plano de ação para o local. A prefeitura de Angra deixa a desejar nos cuidados com as comunidades e ‘ninguém sabe melhor da comida do que quem salga o prato’.

Angra dos Reis não tem conselho municipal de turismo desde 2017.

(*) A coluna ‘Drops Político’ é publicada na edição impressa do jornal Tribuna Livre. | Parte deste conteúdo foi publicado na edição nº 357

Fotos: Divulgação

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/eleicoes-2022-com-nomes-ja-descartados-pesquisa-da-vantagem-a-claudio-castro/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome